Anitta gravou vídeos no Instagram fazendo críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro devido a um projeto ambiental que prevê a criação de 128 recifes artificiais pelo litoral brasileiro. Tendo como uma das finalidades o turismo, a ação do governo deixou a cantora contrariada.

A artista postou junto com os vídeos uma matéria do jornalista André Trigueiro, da Rede Globo, que cita a preocupação de ambientalistas com a iniciativa do governo. A preocupação é de que uma criação desordenada de recifes artificiais possa causar impactos diretos para moradores de locais que dependem da pesca artesanal (com a migração de espécies) e a possibilidade de tintas tóxicas e resíduos de combustíveis poderem prejudicar os ecossistemas marinhos.

A instalação de recifes artificiais foi estabelecida por lei em 2009 pelo Ibama e exige cuidado para que não aconteçam alterações duradouras ou permanentes nos ecossistemas e assim é necessário licenciamento ambiental para este tipo de ação. Porém, no ano passado, o atual presidente do Ibama, Eduardo Bim, revogou esta instrução normativa e que até a criação de uma nova regra, recifes artificiais serão licenciados com base em critérios técnico definidos pelo próprio instituto.

A cantora não gostou nem um pouco das ações do governo. "Corais artificiais, com navio e não sei mais o que lá o que vai afundar... e muda o ecossistema inteiro, daqui a pouco a região fica inabitável (...) Cria-se uma nova espécie de coral, que é poluente".

Para Anitta, ações que realmente ajudariam mais o turismo precisariam ser diferentes e mais básicas. "Atitudes que ajudariam a ter mais turistas na cidade... ter uma cidade limpa, ar puro, comida limpa, sem veneno, que ninguém morre depois de comer. Água limpa, que não suja, que não fede a esgoto, a terra. E assim, a gente vai conseguir turismo".

A cantora ainda lamentou a pouca importância que é dada para esta questão. "As pessoas ainda não conseguiram entender a importância do meio ambiente, de cuidar dos animais".

Veja o vídeo abaixo: