Em seus primeiros passos longe do One Direction, ZAYN surgiu como um artista solo que se mostrava em processo de amadurecimento e que seria capaz de fazer a transição de membro de boy band para um cantor pop de grande alcance. E ele parecia estar cumprindo bem essa missão.

Tanto seu primeiro single , "Pillowtalk", quanto o álbum de estreia ("Mind Of Mine"), ambos de 2016, chegaram ao topo das paradas dos EUA e Reino Unido. Esse foi um feito que, depois, ele nunca mais conseguiu repetir, ainda que "I Don't Wanna Live Forever (with Taylor Swift)" também tenha feito bonito nas listas dos mais vendidos.

Ainda assim, nada podia prever a gélida recepção dada a "Icarus Falls", seu segundo trabalho solo. Pode-se alegar que o disco saiu em uma época não muito propícia (14 de dezembro de 2018), mas isso não atrapalhou o seu ex-colega Harry Styles - ele lançou seu segundo álbum praticamente no mesmo dia de 2019, mas com sucesso. Outra explicação está na decisão de lançar um disco longo, 27 músicas, e ambicioso ou em não sair em turnê - ele passou a sofrer de medo do palco desde 2016, pelo menos.

O fato é que mesmo se tratando de um disco bastante digno e com vários grandes momentos, o trabalho acabou não encontrando um público disposto a ouvi-lo. "Icarus Falls" não foi além do 61° lugar nos EUA, e, ainda pior, do 77° na Grã Bretanha.

Para o futuro fica a torcida que o cantor, que está com 26 anos, reencontre o caminho do equilíbrio entre a ambição artística e o sucesso popular.