Como já virou tradição, o Vagalume publica agora a lista anual com o que seriauma espécie de consenso da imprensa internacional sobre os melhores discos de 2019. Esse ano, assim como em 2018, apenas um disco apareceu em todas as 16 listas consultadas. A diferença é que o grande campeão, "Norman Fucking Rockwell" de Lana Del Rey, surgiu com muito mais destaque nos rankings que o vencedor do ano passado "Golden Hour" de Kacey Musgraves.

O álbum de Lana ficou em primeiro lugar em cinco listas e entre os dez primeiros em outras oito - foram 16 veículos pesquisados , sendo que um deles, o Allmusic Guide, não coloca os discos em ordem de importância.

A crítica internacional também gostou muito dos novos trabalhos de Angel Olsen ("All Mirrors" está em 15 listas, ainda que não tenha pego o primeiro lugar em nenhuma), Brittany Howard dos Alabama Shakes ("Jaime" surgiu em 14 listas e ficou em primeiro lugar para a NPR) e Ariana Grande (10 listas, incluindo os importantes primeiros lugares de "Thank U, Next" para a Billboard e Rolling Stone).
Ariana Grande

2019 foi também o ano das mulheres. Com exceção do soturno, e belo, "Ghosteen" de Nick Cave, primeiro lugar para a revista britânica Mojo, todas as outras publicações escolheram álbuns feitos por mulheres, incluindo aí a Spin que considerou "Two Hands" da banda de indie folk Big Thief o melhor de 2019. Este foi a segundo álbum que a banda liderada pela cantora e compositora Adrianne Lenker lançou nos últimos 12 meses - sendo que a maioria dos outros veículos preferiu "U.F.O.F." que saiu no primeiro semestre. Ainda assim, em algumas publicações, os dois álbuns marcaram presença.

Nota-se também pouca presença do rock mais tradicional no resultado final, mas ele está lá com os discos do Vampire Weekend (abaixo), a revelação britânica Fontaines D.C. e o dos Purple Mountains, cujo álbum homônimo é um dos mais tristes desta década, o líder da banda David Berman cometeu suicídio poucas semanas depois do trabalho ter sido lançado.

Para finalizar, apresentamos os 20 discos mais presentes nas listas. Eles dão um bom panorama do que de melhor se fez na música pop em 2019, incluindo muitos trabalhos que não atingiram o grande público, mas certamente merecem ser mais conhecidos.
Vampire Weekend

Os veículos pesquisados foram os britânicos Mojo, Uncut, Q, The Guardian e NME e os norte-americanos Rolling Stone, Billboard, Allmusic Guide, Paste, NPR, Slant, Spin, Consequence of Sound, Pitchfork, Popmatters e Stereogum.

1 - Lana Del Rey - "Norman Fucking Rockwell", presente em 16 listas, primeiro lugar para o The Guardian, Pitchfork, Q, Slant e Stereogum.



2 - Angel Olsen - "All Mirrors", presente em 15 listas.



3 - Nick Cave and the Bad Seeds - "Ghosteen", presente em 14 listas, primeiro lugar na Mojo.



3 - Brittany Howard - "Jaime", presente em 14 listas, primeiro lugar na NPR.



5 - Purple Mountains - "Purple Mountains", presente em 13 listas.



5 - Vampire Weekend - "Father of the Bride", presente em 13 listas.



5 - Solange - "When I Get Home", presente em 13 listas.



5 - Tyler the Creator - "IGOR" , presente em 13 listas.



5 - Sharon Van Etten - "Remind Me Tomorrow", presente em 13 listas.



5 - Weyes Blood - "Titanic Rising", presente em 13 listas, primeiro lugar na Uncut e Paste.



11 - FKA Twigs - "Magdalene", presente em 13 listas, primeiro lugar na Popmatters.



12 - Billie Eilish - "When We All Fall Asleep...", presente em 11 listas, primeiro lugar para o NME e Consequence of Sound



13 - Big Thief - "U.F.O.F.", presente em 11 listas ("Two Hands" da mesma banda apareceu em cinco listas e ficou em primeiro lugar no top 10 da Spin).



14 - Ariana Grande - "thank u, next", presente em 10 listas, primeiro lugar para Billboard e Rolling Stone.



14 - Lizzo - "Cuz I Love You", presente em 10 listas.



14 - Jamila Woods - "Legacy! Legacy!", presente em 10 listas.



17 - Bon Iver - "i,i", presente em 9 listas.



18 - Jenny Hval - "The Practice of Love" , presente em 8 listas.



18 - Fontaines D.C. - "Dogrel", presente em 8 listas.



18 - Jenny Lewis - "On the Line", presente em 8 listas.