A viúva de Chris Cornell, Vicky Cornell, está processando o Soundgarden por falta de pagamentos em royalties. Segundo o TMZ, a esposa do falecido vocalista da banda afirma que os integrantes estão devendo milhares de dólares a ela e seus filhos.

Em documentos obtidos pelo site, Vicky alega que a banda estaria fazendo isso para "forçar o espólio de Chris a entregar certas gravações de áudio criadas antes do falecimento do músico", sete de autorias exclusivas do cantor, e que foram deixadas de herança para Vicky e os filhos do casal. O direito a essas gravações são o ponto crucial da disputa entre ela e a banda.

Ainda de acordo com o TMZ, Vicky afirma que ofereceu as agravações ao Soundgarden para que fossem lançadas, desde que isso respeitasse os desejos de Chris, incluindo a participação do produtor do cantor, algo que, segundo ela, teria sido recusado pela banda.

A confusão fica ainda maior, já que Vicky também acusa o guitarrista Kim Thayil de colocar sua família em perigo, por sugerir aos fãs que eles são o obstáculo principal para que o grupo não consiga lançar um novo álbum. De acordo com ela, o guitarrista sabia que Cornell estava trabalhando sozinho nas faixas.

A informação estaria sendo rebatida pelos membros da banda, que afirmam que todos estavam "trabalhando nos arquivos em um esforço colaborativo", listando outros integrantes como co-compositores em cinco das sete gravações.

A viúva de Cornell pede que o juiz declare o espólio do cantor como o único proprietário das faixas inéditas, e force a banda a pagar a suposta dívida de royalties.

O Soundgarden ainda não se manifestou sobre o assunto.