Foi divulgada a lista de pré-indicados para fazer parte da "Classe de 2020" do Rock and Roll Hall of Fame. A relação de 16 nomes tem artistas que se popularizaram nos anos 90, caso do Soundgarden (foto acima), Nine Inch Nails, Dave Matthews Band e o rapper Notorious B.I.G., 80 - Whitney Houston, Depeche Mode e Pat Benatar, 70 - Doobie Brothers, Judas Priest, Kraftwerk, Thin Lizzy, Motörhead, Todd Rundgren, T Rex, o Rufus de Chaka Khan e uma banda que fez muito barulho nos anos 60: o MC5. Desses, seis serão induzidos em maio de 2020 em uma cerimônia que será realizada em Cleveland, a cidade sede do Hall of Fame. Os vencedores serão conhecidos em janeiro.

A lista chama a atenção por trazer um grande número de artistas que já morreram ou bandas que perderam seus principais integrantes. São sete no total: B.IG. (morto em 1997), Whitney Houston (2012), T. Rex (Marc Bolan, se foi em 1977 e o percussionista Mickey Finn em 2003), Thin Lizzy (Phil Lynott em 1986), Soundgarden (Chris Cornell tirou a sua vida em 2017), mais o Motörhead que não tem mais nenhum integrante de sua formação clássica vivo e o MC5 (abaixo) que tem apenas dois membros do quinteto original ainda entre nós.
MC5 letras

Dos 16, os que estão pré-indicados com menor tempo de espera são Notorious B.I.G. (ele se tornou elegível agora, em 2019) e a Dave Matthews Band (2018). Na outra ponta estão o MC5 e o T. Rex. A banda norte-americana já poderia estar no Hall da Fama desde 1991 e os ingleses desde 1993. Para se tornar um "imortal do Rock", o artista precisa ter lançado seu disco há pelo menos 25 anos.

A maioria dos indicados, nove, está buscando uma vaga pela primeira vez, mas outros tiveram outras chances, sem sucesso. Os alemães do Kraftwerk já estão em sua sexta pré-indicação e o MC5 na quinta.

Os vencedores são escolhidos por votação de um comitê que inclui músicos, jornalistas, críticos e figuras importantes da indústria. Mas os fãs também ajudam no resultado final. O público também pode votar pela internet em seus favoritos e ajudar a colocar alguns desses artistas no Hall da Fama do Rock.