Nos EUA, a Dave Matthews Band é uma das maiores atrações do circuito ao vivo, especialmente pela habilidade que o grupo tem em fazer grandes improvisos em cima de suas canções - e os americanos adoram uma boa "jam band". Por aqui eles são menos conhecidos e acabaram encaixados entre duas atrações radicalmente diferentes no Rock in Rio,entre o pop rock dos Goo Goo Dolls e o hard rock para multidões do Bon Jovi. Mas o saldo final da apresentação se mostrou positivo.

Até porque não se pode ignorar o prazer que se sente quando se assiste um grupo de tantos músicos talentosos tocando com prazer e, importante, sem deixar que o virtuosismo fale mais alto que as composições.

A Dave Matthews Band é caso cada vez raro de banda que sobe ao palco sem que o público já saiba o que vai escutar. Tanto que o setlist variou bastante em relação ao visto ontem (28) em São Paulo, onde eles fizeram show solo, e, naturalmente, bem mais longo. Para os fãs essa opção é obviamente das mais interessantes, já que quem vai vê-los já sabe que poderá ser surpreendido com alguma canção inusitada, ou algum improviso inesperado.

Os cariocas viram uma pequena, mas boa amostra do porquê deles contarem com uma base apaixonada de fãs em uma apresentação mais enxuta, mas recheada de bons momentos, incluindo "Too Much", que era bastante ouvida em certas rádios brasileiras em meados da década de 90, a abertura com a climática "Don't Drink The Water" e algumas covers como "Sledgehammer" e o curioso mashup de "Back In Black" do AC/DC e "Stayin' Alive" dos Bee Gees.

O público pode não ter pulado e gritado sem parar, até porque estamos falando de um som que não se propõe a arrancar esse tipo de reação, mas certamente soube apreciar a qualidade do espetáculo.

Veja trechos do show

"Don't Drink The Water"


"Sledgehammer"



O mashup de "Back In Black" e "Stayin' Alive"