Daqui a pouquinho mais uma edição do Rock in Rio, a nona em território brasileiro, terá início tendo o superastro Drake como headliner, em seu primeiro show por aqui. Serão sete dias (de hoje até o domingo e na semana que vem a partir da quinta-feira) de muito pop, funk, música eletrônica, R&B e, sim, muito rock em suas mais diversas vertentes, para serem curtidos na Cidade do Rock ou pela televisão e internet. A cada dia publicaremos um guia com quem toca nos Palcos Mundo e Sunset para você se preparar para mais uma maratona. Divirtam-se.


Palco Mundo

A noite de hoje pertence a Drake e ele deve cumprir as expectativas e entregar um show digno não só de headliner, mas de um dos maiores astros da música mundial da atualidade. O canadense já está no Brasil, ou seja os fãs não precisam temer um cancelamento em cima da hora, e chega com muitos hits e músicas de grande força para conquistar a multidão que irá vê-lo.
Ellie Goulding

O Palco Mundo tem ainda outras três atrações que têm força para entreter o público, mas não a ponto de ofuscar a atração principal. Antes de Drake, quem se apresenta é a simpática Ellie Goulding que desde seu show no Lollapalooza de 2014 não canta para os brasileiros.

Desde então, ela lançou mais um álbum, "Delirium" de 2015, e emplacou mais singles nas paradas dos EUA e Reino Unido como "Love Me Like You Do" e "Close To Me (with Diplo, feat. Swae Lee)".

A primeira atração internacional do Palco Mundo será Bebe Rexha. Ela chega para mostrar as músicas de seu primeiro álbum, "Expectations" do ano passado, e claro, "Meant To Be" seu grande sucesso, gravado com o Florida Georgia Line.

O artista brasileiro que abre a noite também é inédito no Rock in Rio e é um exemplo de como o pop brasileiro se transformou nos quase 35 anos desde quando o primeiro festival foi realizado em 1985. Alok mostra que a música eletrônica, e os DJs, são uma grande força com popularidade e cacife para abrir o maior palco do mais popular de nossos festivais.

Palco Sunset
Seal

Como sempre, o palco "secundário" começa mais cedo e traz uma série de atrações de perfil mais eclético e alternativo ao que se vê no principal. Esse ano, a diferença é que os shows seguirão até mais tarde. Hoje, o dia começa com Lellê (que foi do Dream Team do Passinho ) juntando forças com a brasileira criada em Portugal Blaya (conhecida por ter trabalhado com o Buraka Som Sistema . Logo depois, será a vez de mais um encontro com Karol Conka e as participações especiais de Gloria Groove e Linn da Quebrada.

Às 19:05 é a hora do primeiro show realmente imperdível do festival, afinal não é toda hora que se tem a chance de ver em um mesmo palco um ícone da música brasileira, Mano Brown dos Racionais MC's, unido a um da black music mundial, o lendário Bootsy Collins. O baixista tocou com James Brown e posteriormente no Parliament e Funkadelic antes de montar a sua própria banda, dará uma aula de funk, soul e R&B para quem estiver presente. Curiosidade: o membro do Rock and Roll Hall Of Fame, já esteve no Rock in Rio uma vez, mas poucos devem se lembrar. Foi em 1991, como convidado do Dee Lite.

O Sunset se encerra com um retorno de Seal ao festival, quatro anos depois de sua primeira apresentação. O veterano, que desde 1992 visita o país, chega para desfilar sucessos e também dividir a cena com a baiana Xenia França, uma das boas revelações da nova música feira no Brasil.