Madonna deu início na noite de anteontem (17) à sua aguardada turnê por teatros e casas de espetáculo de menor porte. A primeira apresentação da "Madame X Tour" foi realizada na Gilman Opera House, em Nova York e começou com mais de uma hora de atraso e a proibição do uso de celulares pelo público durante o concerto.

A se julgar pelo setlist, Madonna está realmente satisfeita com o seu novo disco e também apaixonada pelo nosso idioma - ela está morando em Lisboa. Basta dizer que das 22 músicas do repertório, 12 estão no álbum que dá nome ao giro - apesar disso, "Faz Gostoso", a música que ela gravou com Anitta, ficou de fora do roteiro.

Ela ainda canta um fado em português ("Fado Pechincha") e uma morna, estilo musical tradicional de Cabo Verde, ao lembrar a clássica "Sodade" gravada por Césaria Évora, no idioma crioulo falado no país.

Essa opção por privilegiar material mais recente deixa pouco espaço para os grandes sucessos da artista, mas alguns dele estão lá, como "Vogue", "Papa Don't Preach", "La Isla Bonita" ou "Like A Prayer".

Madonna seguirá excursionando pelos EUA até dezembro. Nos três primeiros meses do ano que vem ela fará temporadas longas em Lisboa, Londres e Paris.

O setlist da noite de abertura foi esse:

"God Control"
"Dark Ballet"
"Human Nature"
"Express Yourself" (A capela)
"Vogue"
"I Don't Search I Find"
"Papa Don't Preach"
"American Life"
"Batuka"
"Fado Pechincha" (cover de Isabel de Oliveira)
"Killers Who Are Partying"
"Crazy"
"La Isla Bonita"
"Sodade" (cover de Cesária Évora)
"Medellín (With Maluma)"
"Extreme Occident"
"Frozen"
"Come Alive"
"Future (With Quavo)"
"Crave (With Swae Lee)"
"Like A Prayer"
"I Rise"