O R.E.M. é um caso raro, talvez único, de banda que encerrou as suas atividades, mas que se mantém, de certa forma, ativa e com seus integrantes em permanente contato. O grupo liberou há pouco uma faixa inédita de seus arquivos para audição e download pago, que terá toda sua renda revertida para auxiliar as vítimas do furacão Dorian nas Bahamas.

A escolha de "Fascinating" não foi por acaso, já que essa faixa foi gravada no arquipélago caribenho - a ilha de Nassau tem em seu território um dos mais sofisticados estúdios de gravação, o Compass Point.

A música tem uma longa história. Ela foi gravada primeiro para entrar no álbum "Reveal" de 2001, mas, em cima da hora, o trio decidiu deixá-la de fora do disco. Uma nova gravação foi feita em 2004, e, novamente a faixa acabou preterida, desta vez do álbum "Around the Sun". E é esse registro que finalmente, 15 anos depois, está sendo lançado.

"Por favor ajudem a nós e aos Mercy Cops fazermos o possível para aliviarmos o sofrimento causado por essa catástrofe", pediu o ex-baixista da banda Mike Mills. O diretor da ONG a ser beneficiada pelo dinheiro também se mostrou agradecido. "As Bahamas terão um longo caminho a percorrer depois desse furacão devastador", disse Neal Keny-Guyer. "Nós somos gratos por podermos contar com o R.E.M. em nossa comunidade global de humanitários, que dividiu a canção deles com o mundo para ajudar o povo das Bahamas a se recuperar e voltarem ainda mais fortes", concluiu.

Ouça: