Os ingleses do The Specials finalmente virão ao Brasil para pelo menos um show em São Paulo. Segundo o jornalista José Norberto Flesch, do jornal Destak, a banda, que hoje tem três dos sete integrantes originais, chega ao país em dezembro. Os detalhes do concerto já deverão ser divulgados em breve.

Os Specials foram os grandes nomes do movimento 2 Tone, que pregava a união racial e musical seja no palco ou no público. O grupo, criado pelo tecladista e compositor Jerry Dammers, teve uma história conturbada. Em 1979 eles lançaram seu primeiro, e homônimo álbum, que fez sucesso e logo se tornou um dos clássicos do rock moderno com sua mistura de ska e espírito punk. No ano seguinte, eles lançariam "More Specials", com um som totalmente novo, onde prenunciavam a onda de lounge music que tomou o mercado nos anos 90 e chegaram ao topo da parada do Reino Unido com a fantasmagórica "Ghost Town".

Pouco depois, a formação original começou a ruir e quando o terceiro, disco saiu, só em 1984, apenas Dammers e o baterista John Bradbury ainda estavam na banda agora batizada de Special AKA.

Com a onda de revival do ska nos anos 90, alguns ex-integrantes fizeram shows, e até gravaram discos, usando o nome do grupo. Uma reunião oficial aconteceria em 2008, com todos integrantes, com a notável exceção de Jerry Dammers, voltando ao palco.

Hoje, reduzido a um trio, eles seguem na ativa liderados pelo vocalista Terry Hall. Eles também voltaram a gravar. "Encore", lançado no começo do ano, foi bem recebido pela crítica e chegou ao topo da parada britânica.