A iminente estreia da cinebiografia "Rocketman" na próxima quinta-feira (30) certamente irá gerar um grande interesse pela obra de Elton John, especialmente pelos seus discos lançados nos anos 70. Mas, antes do sucesso, o pianista passou uns bons anos tentando se achar no meio musical. Foi uma época em que ele se viu fazendo de tudo um pouco: gravando covers de sucessos para serem incluídas em discos vendidos por preços bem baixos, tomando parte em bandas e projetos de estúdio e sendo músico de estúdio em canções que, em alguns casos, fizeram muito sucesso. Ouça abaixo cinco faixas curiosas desse período "pré-fama" de Elton John.

Assim como David Bowie, Elton John deu duro na cena musical dos anos 60, mas só foi mesmo conseguir o sucesso na década seguinte. O pianista, então usando o nome Reg Dwight, fez parte do Bluesology, grupo que fazia covers de soul music e blues, acompanhava astros da música americana em turnê pelo Reino Unido e também tentou a sorte, sem sucesso no mercado fonográfico. Em 1965, foi lançado esse raro compacto com "Come Back, Baby", canção composta e cantada por "Reg", que hoje vale uma fortuna entre os colecionadores.



Mesmo com a sua carreira solo em andamento, Elton ainda fazia trabalhos como músico de estúdio no começo, aparecendo, de forma anônima, em uma série de gravações. É ele o pianista em "He Ain't Heavy, He's My Brother", sucesso dos Hollies de 1969



Até finalmente conhecer o sucesso com seu segundo álbum, o que traz "Your Song", Elton completava o orçamento do jeito que dava. E uma dessas formas era bem inusitada. Ele gravava covers de músicas do momento para serem lançadas em discos que eram vendidos por preços bem abaixo dos "verdadeiros" em grandes magazines. Aqui ouvimos ele interpretando "Bridge Over Troubled Water" de Simon and Garfunkel:



Elton John também emprestava os seus talentos em registro de demos de outros autores. Essas gravações serviam para que os donos dos direitos autorais mostrassem as canções para potenciais intérpretes de sucesso. Foi assim que, no final dos anos 60, ele acabou regravando algumas canções de Nick Drake, a grande, e misteriosa, figura da música folk britânica que morreu em 1974 aos 26 anos e gravou três álbuns que hoje são tidos como fundamentais na história do rock. Aqui ele toca "Way to blue"



Terminamos essa viagem com outra raridade, o único compacto do Argosy, uma banda "formada em estúdio" de pop psicodélico que reuniu Elton com duas pessoas que seriam fundamentais para ele em um futuro próximo: o baterista Nigel Olsson e o produtor e guitarrista Caleb Quaye, que ele já conhecia dos tempos do Bluesology. Elton toca piano nessa faixa que foi composta e cantada por ninguém menos que Roger Hodgson, que nos anos 70 alcançou a fama como um dos líderes do ##artista###Supertramp###.