A mexicana Sofía Reyes já goza de prestígio em seu México natal e em várias partes da América Latina. A jovem de 23 anos começou postando vídeos no YouTube e chamou a atenção de Prince Royce que decidiu contratá-la para gravar para o seu selo. Desde então, a cantora já lançou um álbum ("Louder" de 2017) e alguns singles, seja como artista principal ou fazendo participações em músicas de outros cantores.

Recentemente ela lançou "R.I.P.", uma ambiciosa faixa que contou com as presenças bastante especiais de Rita Ora e da nossa Anitta - as duas já se conheciam há alguns anos e agora conseguiram também levar essa amizade para o mundo da música.

Reyes esteve recentemente no Brasil e falou com o Vagalume sobre o single e oi que podemos esperar dela para o futuro. Ela conta que "R.I.P." nasceu da vontade que ela tinha de fazer uma canção dançante e feliz, mas que também lidasse com temas mais profundos. "Todos precisam de mensagens assim e eu como cantora tenho essa oportunidade de falar com muita gente através de uma canção."

Daí veio a inspiração para a letra que pede para que mandemos um "descanse em paz" para todas as besteiras que nos atrapalham. "Sinto que todo mundo tem alguma questão ou algo que lhe incomoda e pensei então nessa ideia do 'eu decidi acabar com toda essa porcaria'", diz a artista.

Sofía logo sentiu que essa era uma música que merecia um alcance mais amplo dada a sua força. Ela queria dividir o microfone com outras mulheres, também para marcar esse momento importante da indústria onde elas estão se mostrando mais poderosas e sendo ouvidas e respeitadas de forma talvez inédita. Daí a ideia de contar com pessoas com uma bagagem cultural totalmente diferentes da sua . Foi nesse momento que Anitta e Rita Ora acabaram contatadas e nascia assim a conexão México-Brasil-Inglaterra.

Reyes não esconde a animação por ter tido a chance de trabalhar com as duas: "Eu amo Anitta e eu amo a Rita. Elas são o máximo e sou muito grata por tudo isso."

A mexicana conta que conheceu Anitta há três anos em uma premiação da MTV e que desde então outros encontros como esse aconteceram, com as duas criando um vínculo de amizade. "Eu queria gravar uma música com ela, mas não tinha ainda uma canção", revela. Quando "R.I.P." ficou pronta Reyes decidiu enviá-la para a brasileira que adorou a faixa e rapidamente gravou a sua participação. "Foi tudo muito rápido."

Com Ora o contato foi mais impessoal, já que elas não se conheciam e coube à Warner fazer a ponte entre as duas. Rita também gostou da faixa (curiosamente ela também fez sucesso com uma música chamada "R.I.P.") e logo também gravou a sua participação.

Pessoalmente elas vieram a se encontrar no final do ano passado em Los Angeles. Rita estava na cidade para fazer um show especial patrocinado pelo Spotify e convidou Reyes para subir ao palco e cantar "1, 2, 3", seu single anterior.

Agora com o single já lançado é hora de pensar no futuro. Sofía diz que planeja retornar ao Brasil com mais tempo, para que possa fazer showcases, participar de meet and greets e divulgar mais o seu trabalho por aqui.

O novo álbum também já está sendo planejado, e é provável que ele saia ainda este ano, trazendo uma Sofía mais amadurecida, Isso porque agora ela diz estar mais ciente de quem é como artista e que sabe bem o que quer (e também o que não quer) para a sua carreira.

Veja o clipe de "R.I.P. (Feat. Rita Ora, Anitta)":