Uma lenda da música pouco conhecida do grande público nos deixou ontem (11) aos 90 anos. O baterista Hal Blaine certamente não era tão popular quanto as músicas que gravou, e estima-se que ele tenha participado de 35 mil gravações, incluindo 6 mil singles. Mas uma pequena lista de algumas das canções que tiveram a sua contribuição mostram como ele foi, e segue sendo, ouvido, por milhões de pessoas ao redor do planeta - ele tocou em 38 compactos que chegaram ao primeiro lugar da Billboard.

Blaine viveu o auge de sua carreira na década de 60. Ele está presente em "Be My Baby", das Ronettes, "California Dreaming" dos Mamas and Papas, "Good Vibrations" e várias outras dos Beach Boys (ele também foi o principal baterista de "Pet Sounds", o álbum da banda de 1966 que é sempre lembrado como um dos melhores de todos os tempos), "I Got You Babe" de Sonny and Cher e também em diversos hits de artistas tão diversos como Simon and Garfunkel, Frank Sinatra, Elvis Presley, Johnny Rivers, Neil Diamond e Barbra Streisand.

Blaine fez parte do grupo de músicos de estúdio de Los Angeles que ficaram conhecidos como "The Wrecking Crew". A "equipe destruidora", tinha esse nome dada a enorme rapidez e eficiência de seus serviços. Em poucas tomadas eles entregavam a base de uma música que em poucas semanas já estavam tocando nas rádios de todo o mundo e disputando o topo das paradas.

Mesmo em um time formado por músicos do primeiríssimo time, Blaine se destacava. Basta dizer que ele foi o baterista de seis músicas que ganharam consecutivamente o Grammy de gravação do ano - da versão de "A Taste Of Honey" feita por Herb Alpert em 1966 até "Bridge Over Troubled Water" de Simon and Garfunkel de 1971.

Com o passar do anos, Blaine foi sendo menos requisitado, com a chegada dos instrumentos eletrônicos e de músicos mais jovens. Ele passou a gravar jingles, mas também sofreu com problemas financeiros, chegando até a trabalhar como segurança no Arizona nos anos que se seguiram, mas ele encerou sua carreira de forma digna, como membro do Rock and Roll Hall Of Fame - ele foi o primeiro homenageado quando a categoria especial criada para celebrar os "músicos acompanhantes" foi instituída no ano 2000 - e com seu talento universalmente reconhecido por fãs e estudiosos do rock dos anos 60.

A página do Facebook do Wrecking Crew homenageou Blaine com esse vídeo onde, em cinco minutos, ouvimos algumas de suas performances mais conhecidas.

Veja: