Heloisa Maria Buarque de Holanda, conhecida pelo nome artistico de Miúcha, faleceu aos 81 anos nesta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro, após sofrer uma parada respiratória em decorrência de um câncer no pulmão.

A cantora, um dos nomes da Bossa nova e da MPB, era filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e da pintora e pianista Maria Amélia Cesário Alvim, irmã de Chico Buarque, com quem teve um grupo musical ainda na infância, esposa do músico João Gilberto e mãe da cantora Bebel Gilberto.

Carioca, Miúcha mudou-se ainda pequena para São Paulo, onde começou a aprender violão com Vinícios de Moraes. Deu voz a canções como "Pela Luz Dos Olhos Teus (com Tom Jobim)", "Maninha (dueto Com Chico Buarque)" e "Vai Levando (com Tom Jobim)", colecionando um total de 14 álbuns em sua carreira, além de muitas parcerias ao lado de grandes nomes da música brasileira e apresentações em espetáculos que percorreram a América do Sul e também a Europa.

A cantora está sendo velada nesta sexta-feira (28) no Cemitério São João Batista, na Zona Sul do Rio, onde também será sepultada nesta tarde.

Relembre a canção "Pela Luz Dos Olhos Teus (com Tom Jobim)":