O guitarrista Ed King, que fez parte do Lynyrd Skynyrd entre 1972 e 1975 (e novamente de 1987 a 1996) morreu ontem (22) nos Estados Unidos aos 68 anos vítima de câncer. O anúncio foi feito na página do músico no Facebook.

"É com imenso pesar que anunciamos o falecimento de Ed King que morreu em sua casa em Nashville no Tennessee", diz o texto que ainda agradece os inúmeros fãs e amigos por todo o amor e apoio dados a Ed durante sua vida e carreira."

Agora, dos nove integrantes da banda que entraram para o Rock and Roll Of Fame em 2006, apenas dois ainda estão vivos: o guitarrista Garry Rossington (que segue no grupo) e o baterista Artimus Pyle.

Antes de tocar no Skynyrd, King fez parte da cultuada banda de rock psicodélico Strawberry Alarm Clock (do hit "Incense And Peppermints"), com quem gravou quatro discos e ficou até 1971.

Ele entraria para o Lynyrd Skynyrd quando eles estavam prestes a lançar o seu trabalho de estreia, "(Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd)", de 1973, e grande clássico do Southern Rock. Para o disco, ele ajudou a compor "Poison Whiskey". Ele desabrochou como compositor em " Second Helping", o disco seguinte de 1974. Ali ele foi creditado como coautor de três canções, incluindo o grande clássico do rock "Sweet Home Alabama" e também no single ""Workin' For MCA".

Seu derradeiro trabalho com o grupo nos anos 70 foi "Nuthin' Fancy", que tinha entre os seus maiores destaques "Saturday Night Special", outra canção que ele ajudou a compor.

King deixou a banda e foi substituído por Steve Gaines que morreria no acidente aéreo que também vitimou o vocalista e líder da banda Ronnie Van Zant.

Quando o Skynyrd voltou a se reunir em 1987 (com o irmão de Ronnie, Johnny Van Zant nos vocais), King assumiu posição de destaque e gravou outros três discos com o grupo.

Sobre o colega morto, Gary Rossington disse, em declaração oficial, que Ed era um irmão, além de grande compositor e guitarrista. "Eu sei que ele irá se reunir com o resto dos garotos no Paraíso do Rock and Roll", disse além de mandar suas orações e pensamentos para a família do músico.

Veja "Sweet Home Alabama" em vídeo feito em 1974