O cantor e compositor Guilherme Lamounier morreu ontem (7) aos 67 anos. O músico sofria com arritmia cardíaca e diabetes, e estava internado há 14 dias para tratar de uma pneumonia. As informações são do jornalista Ricardo Schott do jornal carioca O Dia.

Lamounier gravou pouco. Foram apenas três discos, todos homônimos, e alguns compactos, que se tornaram cultuados entre os fãs de música brasileira da década de 70.

O segundo, de 1973, em particular é querido entre os colecionadores de psicodelia especialmente por conter músicas como "Mini Neila", "Será Que Eu Pus Um Grilo Na Sua Cabeça?" e a pesada "Cabeça Feita" (que seria regravada em 1975 pelo grupo O Peso)

Lamounier fez mais sucesso nas vozes de outros intérpretes, especialmente com Fábio Jr.. O cantor levou às paradas "Enrosca" (lançada pelo autor em 1977 em single, e que também foi hit com Sandy e Júnior) e "Seu Melhor Amigo". Essa última, estava presente no terceiro e último disco lançado pelo compositor (1978), onde se mostrava mais influenciado pelo soul e blues.

Lamounier estava afastado da música desde os anos 80. Segundo amigos, como o parceiro Tibério Gaspar, ele sofria de problemas mentais e havia desenvolvido um quadro de esquizofrenia. Em 2010 o jornalista Pedro Alexandre Sanches recontou a trajetória do músico e falou com vários de seus amigos e antigos colegas, em um texto fundamental para se entender um pouco mais a sua vida e carreira.


Ouça a versão original de "Enrosca"



E a de "Seu Melhor Amigo"