A notícia de que Demi Lovato foi encaminhada para um hospital, vítima de uma possível overdose, surpreendeu muitos fãs e admiradores. Apesar de seu passado com problemas envolvendo vício de drogas prescritas, cocaína e álcool, a cantora vinha de um período de 6 anos de sobriedade e mostrando sempre aos fãs, como a sua luta contra esses males era permanente.

No mês passado, porém, a cantora divulgou uma música inédita, intitulada "Sober", "Sóbria", traduzindo para o português. Apesar do título, a letra da canção traz um outro contexto, onde Demi canta, em tom confessional e de desculpa, "que não está mais sóbria".

Junto com a música, a cantora postou uma mensagem no Twitter: "Minha verdade...". Logo, os seus fãs se solidarizaram e mostraram apoio, ao que pareceu um momento de recaída da cantora.

O Vagalume traz para os fãs alguns dos principais trechos da letra, com as suas traduções, entrevistas e informações, que mostram o histórico de Demi em sua luta contra os vícios, disfunção alimentar e pensamentos suicidas que começaram durante a sua infância.

Veja a seguir:

"I got no excuses
For all of these goodbyes"


"Não tenho desculpas
Por todas essas despedidas"


Demi começa cantando sobre as pessoas que saíram de sua vida, durante os anos. Em maio, por exemplo, se especulou que uma série de posts ofensivos da cantora no Twitter eram direcionados para sua antiga melhor amiga, Marissa Callahan.

O tweet abaixo mostra a cantora se despedindo de alguém que parece buscar atenção por criticá-la. "Faça-me um favor, deixe de existir em minha vida e então pare de tentar ganhar atenção me criticando publicamente, sabendo a reação que você terá de meus fãs".




Na ocasião, Marissa foi ao Facebook mostrar seu descontentamento por uma amiga que não apareceu em seu aniversário. Algumas pessoas entenderam que tratava-se de Demi Lovato.

Além disso, em junho, Demi deixou de seguir no Instagram seu amigo e colega de profissão de anos, o cantor e ator Nick Jonas. Vale lembrar que em 2016 os dois fizeram a turnê conjunta "Future Now", e em muitas oportunidades os fãs tiveram a chance de ver de perto o respeito e carinho que cada um tinha pelo outro.
Demi Lovato


"Wake me up when the shakes are gone
And the cold sweats disappear
Call me when it's over
And myself has reappeared"


"Me acorde quando as tremedeiras acabarem
e o suores frios desaparecerem
Me chame quando acabar
E o meu 'eu' tiver reaparecido"


As tremedeiras e suores frios são comuns em casos de abstinência. Ou seja, são sensações naturais para pessoas que estão deixando um vício, como foi o caso de Demi.

A letra mostra como Demi quer superar essa difícil fase até o momento que o seu verdadeiro "eu", sem as drogas, retorne.

"Momma, I'm so sorry, I'm not sober anymore
And daddy, please forgive me for
the drinks spilled on the floor"


"Mamãe, me desculpe, não estou mais sóbria
E papai, por favor, me perdoe pelas
Bebidas derramas no chão"


Certamente, um dos trechos mais fortes da letra, mostra uma Demi frágil e contando para a sua mãe que não está mais sóbria. A música continua com a cantora se desculpando com o pai pelo consumo de álcool.

Duas informações importantes: a mãe de Demi, Dianna De La Garza sofreu de problemas muito semelhantes aos de sua filha: abuso de substâncias e disfunção alimentar.
Demi Lovato


Dianna contou que foi a sua filha quem a inspirou a procurar um tratamento para combater os males. Devido a isso, a letra ganha ainda mais força.

O verso em que Demi fala com seu "papai" pode ter duas interpretações: a primeira seria mais óbvia e se refere ao padastro da cantora, Eddie De La Garza, ao qual ela sempre se referiu como seu pai.

Porém, a letra pode ser uma referência também ao seu pai biológico, Patrick Lovato, que morreu em 2013. A relação de Demi com ele era complicada justamente por causa da bebida alcoólica.
Demi Lovato


Patrick lutava contra o vício pela bebida e depressão. Ele abandou Demi, na época com apenas 4 anos, e sua mãe devido a esses problemas.

Posteriormente, Demi Lovato o perdoou e levou esse relacionamento a letra de suas músicas, como em "For The Love Of a Daughter" e mais recentemente em "Daddy Issues",

"To the ones who never left me
We've been down this road before"


"Aqueles que nunca me deixaram
Nós já passamos por essa estrada antes"


Esses versos podem ser uma referência a outros familiares e amigos próximos ou mesmo para os fãs de Demi. Ela conta com a sua confidência e companhia, em um momento que já viveu antes.

"And I'm sorry for the fans I lost
Who watched me fall again
I wanna be a role model
But I'm only human"


"E sinto muito pelos fãs que perdi
Que me viram cair novamente
Eu quero ser um exemplo
Mas sou apenas humana"


Demi sempre se preocupou em ser um exemplo para os fãs. Devido a todas os problemas que viveu desde criança, ela nunca deixou de se posicionar e demonstrar a importância de conversar com seus admiradores sobre seus vícios e problemas de saúde mental.
Demi Lovato


Em uma entrevista para a revista InStyle, Demi contou sobre como desenvolveu essa ideia de ser um modelo para ajudar outras pessoas, relembrando suas dificuldades em ter alguém em quem se inspirar, quando era mais nova: "Eu não tinha ninguém que estivesse fazendo isso (ser um modelo) quando eu era mais nova. Eu cresci na era das celebridades realmente magras. Aquele era o visual (a ser seguido). Era legal ser visto curtindo uma festa. As drogas eram glamourizadas e quando eu tinha 12 ou 13 anos, ninguém em que eu me espelhava estava falando sobre saúde mental".

O fato de ter uma recaída explicaria o trecho em que ela busca ser esse modelo, mas que na verdade é apenas um ser humano, que pode cometer erros como qualquer outro.

"I'm sorry that I'm here again
I promise I'll get help
It wasn't my intention
I'm sorry to myself"


"E sinto muito por estar aqui novamente
Eu prometo que procurarei ajuda
Não era minha intenção
Sinto muito por mim mesma"


Mais uma das partes mais fortes da letra. O verso confessional traz Demi contando que enfrenta novamente um vício, mas que irá procurar por ajuda.

No começo do ano, a cantora chegou a celebrar 6 anos de sobriedade, em uma mensagem em que ela diz ser possível ficar longe dos vícios. Apesar de descrever "Sober" como sua verdade, a cantora nunca chegou a falar abertamente sobre qual época de sua vida a letra se refere.

Depois da internação de Demi e as especulações de uma possível overdose por uso de drogas (representantes da cantora prometeram que ainda irão se pronunciar oficialmente), a letra de "Sober" ganha ainda mais atenção de seus fãs. Certamente, os pedidos de desculpas da cantora já estão sendo aceitos por admiradores de todo o mundo, que esperam ver a cantora plenamente recuperada e fazendo o que sabe de melhor: cantar.



Veja letras, fotos e mais de Demi Lovato no Vagalume!