• Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Rádio
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Mais sobre
    Siga o Vagalume
    Twitter Google+ YouTube Tumblr
    Publicidade

    Relembre o festival que celebrou os 70 anos de Nelson Mandela quando o líder ainda estava preso

    Ativista que se tornou presidente da África do Sul faria 100 anos hoje

    Há 4 semanas da Redação

    Sting letrasSting foi uma das atrações do evento acontecido em 1988
    A data de hoje, quando se comemora o centenário de nascimento de Nelson Mandela, serve para recordar também os 30 anos do concerto feito em sua homenagem no estádio de Wembley em um show criado para marcar o seu septuagenário.

    O "Nelson Mandela 70th Birthday Tribute" aconteceu antes do aniversário em si, no dia 11 de junho, e quando o ativista ainda estava na prisão. Ele serviu para, mais uma vez, chamar a atenção do mundo para o Apartheid, o sistema de governo abertamente segregacionista então vigente na África do Sul que deixou Mandela preso por 27 anos. Ele seria finalmente libertado em 1990, quando outro grande concerto, agora para celebrar a sua soltura.

    Realizado três anos depois do Live Aid, o show durou cerca de 11 horas e reuniu um grande número de astros da música pop daquela época (e de outras também).

    O concerto foi pensado como um evento televisivo para ser transmitido mundialmente (no Brasil a Globo tinha os direitos, mas optou por mostrar dois compactos com alguns do melhores momentos do show uma semana depois do evento em si) então houve a preocupação de se espalhar bastante as atrações, de forma que durante todo o dia quem estivesse ligado pudesse ver alguns dos grandes nomes da música.

    Veja abaixo alguns dos grandes momentos do concerto:

    Sting foi convencido a abrir o dia depois que o empresário Tony Hollingsworth garantiu que colocaria o músico e sua banda em um avião fretado que os levariam da Alemanha (onde ele estaria se apresentando na noite anterior) até a Inglaterra, onde o palco já estaria montado com os mesmos equipamentos usados por ele em sua turnê. Depois de se apresentar por cerca de 30 minutos, o produtor garantiu que outro avião o levaria de volta para a parada seguinte de sua tour. O ex-Police cantou quatro músicas, incluindo duas de sua antiga banda, entre elas "Every Breath You Take"



    George Michael subiu ao palco logo depois, ajudando a manter a audiência em alta. Surpreendentemente ele abriu mão de cantar alguns de seus vários hits - na época ele era um dos maiores popstars do planeta - para homenagear Stevie Wonder, com "Village Ghetto Land", e Marvin Gaye com "Sexual Healing". Entre as duas covers o cantor mostrou a então inédita "If You Were My Woman".



    Os Eurythmics ao vivo eram bem diferentes de sua versão em estúdio. No palco, a dupla se apresentava com uma banda numerosa e deixava bem mais clara a influência da soul music em seu trabalho. Das sete canções que eles mostraram, essa versão de "There Must Be An Angel (Playing With My Heart)" foi uma das mais impactantes.



    Tracy Chapman foi uma das grandes revelações de 1988 quando surgiu com suas músicas de cunho social e seus shows onde se apresentava sozinho com seu violão, algo que naquela época havia se tornado uma raridade. A cantora acabou subindo ao palco duas vzes, e cantou um total de cinco músicas, entre elas "Fast Car".



    Os Simple Minds fizeram um show longo em Wembley, além de terem servido de banda de apoio para outros artista que se apresentaram logo em seguida. A banda usou a ocasião para apresentar a então inédita "Mandela Day", criada especialmente para o evento e que se tornou um dos grandes hits dos escoceses. O clipe da música (abaixo) usou cenas do show em Londres com outras registradas na África do Sul.




    Peter Gabriel subiu ao palco como convidado dos Simple Minds e cantou "Biko", feita em homenagem a outro ativista que assim como Nelson Mandela foi preso e torturado pelo regime racista ainda vigente na África do Sul. Infelizmente, Steve Biko não viveu para ver o seu país livre do Apartheid, tendo morrido sozinho em uma cela de prisão em setembro de 1977 aos 30 anos depois de ter sido brutalmente espancado durante os dias anteriores.



    Já no final da noite, Whitney Houston fez uma tocante apresentação que teve oito canções, entre elas a balada "Greatest Love Of All"



    Stevie Wonder foi a atração surpresa da noite . Ele cantou "I Just Called To Say I Love You" com letra adaptada para a ocasião.



    Os Dire Straits foram escolhidos para fechar o evento com uma apresentação que teve quase uma hora de duração, muitos hits e ninguém menos que Eric Clapton como guitarrista convidado. A banda se reuniu especialmente para essa ocasião, já que naquele momento eles estavam em hiato já há algum tempo.

    Comente

    Notícias, curiosidades e conteúdos exclusivos
    do Vagalume para assistir e compartilhar