A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) incluiu o álbum "Sobrevivendo do Inferno" dos Racionais Mc's em sua lista de leitura obrigatória para o vestibular de 2020. O disco de 1997 está na categoria de poesia, ao lado de trabalhos de Camões e também de "A Teus Pés" de Ana Cristina Cesar (1952-1983), obra fundamental da poesia marginal brasileira lançado pouco antes do suicídio da autora.

Racionais Mc's
Racionais Mc's Sobrevivendo no Inferno
Sobre as escolhas, a comissão organizadora disse que os livros refletem “diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira e portuguesa" e também “possuem relevância estética, cultural e pedagógica para a formação dos estudantes do ensino médio."

O disco lançado há 21 anos, se tornou um sucesso instantâneo na época, vendendo estimadas 1 milhão e 500 mil cópias, sem o auxílio de uma gravadora multinacional.

O trabalho, considerado um dos mais mais importantes não só do rap nacional, mas da música brasileira como um todo, é marcado pela sonoridade crua e as faixas longas.

Suas letras, escritas em sua maioria por Mano Brown, versavam sobre a desigualdade social, a vida na periferia, o racismo e o cotidiano da população desprivilegiada de São Paulo em particular, mas do país em geral. Do disco saíram canções que se tornaram clássicas como "Diário De Um Detento", "Capítulo 4 Versículo 3", "Qual Mentira Vou Acreditar" e "Mágico de Oz".

Leia todas as letras de "Sobrevivendo No Inferno" na página do Vagalume dedicada aos Racionais Mc's!