O serviço de streaming do rapper Jay-Z , o Tidal, enfrenta acusações graves de manipulação nos números de dois de seus principais artistas: Beyoncé, esposa do rapper, e Kanye West , amigo e colaborador musical do nova iorquino.

De acordo com o jornal de negócios norueguês "Dagens Naeringlisv" (DN), os números dos discos "Lemonade" e The Life Of Pablo" foram inflados, em uma manipulação dos registros dos usuários. Desta forma, as produtoras dos dois artistas receberam uma parte indevidamente alta dos royaties redistribuídos pelo Tidal, em relação a outros cantores, grupos e bandas presentes no serviço.

O jornal cita dados apoiados pelo Centro de Cibersegurança e de Segurança da Informação (CCIS) da Universidade Norueguesa da Ciência. Seriam mais de 320 milhões de leituras falsificadas de títulos dos dois discos citados acima, em uma manipulação afetando mais de 1,7 milhão de usuários.

Conforme informações do CCIS, milhares de pessoas com contas no Tidal escutaram as mesmas músicas, exatamente no mesmo tempo ou repetiram músicas, em intervalos precisamente iguais.

Ainda segundo o DN, o advogado Jordan Siev falou em nome do Tidal negando qualquer manipulação dos dados. Ele afirmou que as informações foram roubadas e que o que foi publicado pelo jornal estaria equivocado.

Veja letras, fotos e mais de Beyoncé e Kanye West no Vagalume!