O ano de 1988 foi bastante rico para o pop e o rock das mais diversas tendências. Do rap ao folk, do metal ao rock alternativo e além, várias canções inesquecíveis foram lançadas há três décadas. A galeria abaixo mostra 10 destas canções. Relembre!

"What's On Your Mind (Pure Energy)" - Information Society
Durante um bom tempo, o Information Society foi usado como exemplo de banda estrangeira que fazia mais sucesso no Brasil que no exterior. É verdade que por aqui o trio de synthpop tocou em arenas e por vários cantos do país com enorme sucesso, mas nos EUA eles também foram bem sucedidos, ao menos com essa música que chegou ao terceiro lugar da parada.



"You Are The One" - A-Ha
Os noruegueses do A-Ha também seguiram fazendo mais sucesso no Brasil que em outros países - em 1989 o trio veio ao país para uma turnê por estádios. Por aqui eles emplacaram várias músicas de "Stay on These Roads", o terceiro álbum, nas paradas, entre elas a faixa-título e "You Are The One", um synthpop com melodia influenciada pelo rock dos anos 60.



"A Little Respect" - Erasure
Seguindo com o pop sintetizado, o Erasure foi criado pelo tecladista Vince Clarke que já havia sido um dos fundadores do Depeche Mode e depois montou o Yazoo. Com o Erasure, que tem ainda o vocalista Andy Bell ele encontrou o seu veículo mais duradouro (os dois em breve tocarão no Brasil) e bem sucedido.



"Bring The Noise" - Public Enemy
Mudando radicalmente de estilo, 1988 foi o ano de lançamento daquele que é considerado um dos melhores, senão o melhor, álbum de rap da história. O politizado e barulhento "It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back" do Public Enemy, de onde saíram clássicos do gênero como "Rebel Without A Pause" e "Bring The Noise".



"Ideologia" - Cazuza
Alguns clássicos do pop e rock do Brasil também saíram originalmente em 1988. Foi nesse ano que Cazuza lançou o seu álbum de estúdio mais consistente. O ainda relevante e atual "Ideologia", que nos deu além da faixa título, outros sucessos como "Blues da Piedade" e "Faz Parte do Meu Show".



"Pense E Dance" - Barão Vermelho
Quem também se reergueu artística e comercialmente em 1988 foi justamente o Barão que demorou um pouco para conseguir superar a saída de Cazuza. O álbum "Carnaval" fez sucesso de público e crítica e tinha em "Pense E Dance" um dos grandes momentos do rock brasileiro.



"Suedehead" - Morrissey
Um ano depois do fim precoce, e ainda hoje lamentado, dos Smiths, Morrissey deu o pontapé inicial em sua carreira solo com o bem recebido "Viva Hate". O álbum mostrou que o cantor poderia sobreviver artisticamente sem o parceiro Johnny Marr e ainda trouxe alguns hits eternos do rock alternativo (e além, já que "Suedehead" também foi sucesso nas FMs).



"Fast Car" - Tracy Chapman
O sucesso mais inesperado de 1988 foi a de Tracy Chapman que tomou as paradas de assalto com sua música acústica e politizada e sua voz de contralto. Seu primeiro álbum vendeu 6 milhões de cópias, emplacou outros hits - "Baby Can I Hold You" e "Talkin' Bout A Revolution" especialmente - e garantiu a ela um posto na turnê em celebração aos 40 anos da declaração internacional dos Direitos Humanos em prol da Anistia Internacional, que a trouxe ao Brasil no final deste mesmo ano.



"When It's Love" - Van Halen
O hard rock de pegada mais pop também seguiu fazendo muito sucesso em 1988. O ano teve várias "power ballads" nas paradas - "Every Rose Has Its Thorn" do Poison, "I'll Be There For You" do Bon Jovi e "The Flame" do Cheap Trick foram algumas delas, junto com essa do oitavo disco do Van Halen "OU812", o segundo com os vocais de Sammy Hagar.



"Uns Dias" - Os Paralamas do Sucesso
Fechamos essa pequena viagem ao tempo com mais uma canção de um disco importante do rock brasileiro. "Bora Bora" foi o quarto álbum dos Paralamas que chegou marcado por ter os lados A e B bem distintos. O primeiro era mais dançante e ritmado com "O Beco" e a faixa-título se destacando, enquanto o segundo tinha uma pegada mais pop e introspectiva, destacando as baladas "Quase Um Segundo", "Dois Elefantes" além do pop luminoso de "Uns Dias"



Se quiser seguir viajando pelo tempo, não deixe de ouvir a estação Hits Anos 80 do Vagalume.Fm, com grandes hits daquela década!