A espera foi longa, mas finalmente os brasileiros poderão ver e ouvir Phil Collins, 67 anos, cantando seus sucessos no Brasil. Na verdade o cantor, compositor e ex-baterista (ele está impossibilitado de tocar o instrumento), já esteve aqui uma vez: foi em 1977 quando o Genesis foi uma das primeiras bandas de renome internacional a tocar no país.

Phil Collins
O atual giro tem o irônico título "Not Dead Yet Live" ("Ainda Não Estou Morto" em tradução aproximada - o mesmo título de sua autobiografia) e, a se julgar pelo setlist apresentado no ano passado na Europa, traz não apenas sucessos, mas não todos, de sua carreira solo, mas também faixas menos lembradas e, algo inédito, algumas canções do Genesis - a banda sempre fez questão de deixar o grupo e as carreiras solo de seus integrantes como entidades bem separadas.

Ouça abaixo cinco canções que certamente estarão nos shows que acontecem a partir de hoje (22) no Maracanã no Rio de Janeiro (ele ainda estará dias 24 e 25 em São Paulo no Allianz Parque e encerra a etapa brasileira da tour em Porto Alegre dia 27 no Beira-Rio).

"In The Air Tonight" - 1981
Presente em "Face Value", a estreia de Collins como solista, a faixa se tornou a mais emblemática de sua carreira. Graças ao seu clima paranoico, os sintetizadores fazendo a cama sonora e, claro, a sua parte rítmica ("a faixa que inventou o som de bateria dos anos 80" como ele brincaria anos depois), que, de fato, fez escola durante toda a década, a canção é daquelas que tem o respeito mesmo de gente que nunca foi lá muito fã de seu trabalho.

O single chegou ao segundo lugar na Inglaterra, e no top 20 americano e ajudou a fazer de "Face Value", um megassucesso (foram vários discos de ouro e platina ao redor do globo).




"Against All Odds (Take a Look at Me Now)" - 1984

Essa balada foi o primeiro número 1 dele nos EUA (na Inglaterra ficou em segundo) e foi a escolhida como abertura dos quase todos os shows dele no ano passado. Feita para a trilha sonora do pouco lembrado "Paixões Violentas" ela acabou indicada ao Oscar e Globo de Ouro (perdeu em ambas ocasiões para "I Just Called To Say I Love You" de Stevie Wonder) e voltaria a fazer sucesso em 2000 na voz de Mariah Carey.



"Easy Lover" - 1984
Outro sucesso de enormes proporções, essa foi composta por Collins, Nathan East e Phillip Bailey (do Earth Wind And Fire) para o terceiro disco solo deste último. A música mostra que além de baladas e o rock progressivo do Genesis, Collins também era um ótimo autor de canções dançantes - ele nunca escondeu o seu amor pelo funk e a soul music. A música chegou no topo da parada britânica e em segundo nos EUA.



"One More Night" - 1984
Essa balada foi o primeiro single de "No Jacket Required", seu terceiro e ultra bem-sucedido álbum solo - as vendas estão estimadas em 25 milhões de cópias, o que faz dele um dos álbuns mais vendidos da história. Além dessa, que chegou no primeiro lugar nos EUA e quarto no Reino Unido, o álbum trouxe também os hits "Sussudio" e "Don't Lose My Number"



"Follow You Follow Me" - 1978 (com o Genesis)
Como já dissemos, Collins raramente cantou músicas do Genesis em apresentações solo, mas para essa turnê, ele abriu uma exceção e colocou, ao menos na primeira etapa do giro, duas canções da banda: a animada "Invisible Touch" de 1986 e a balada "Follow You Follow Me". Lançada em 1978, quando se tornaram um trio, a música foi o primeiro single que a banda emplacou no top 10 britânico (em sétimo lugar) e a fazer sucesso de verdade nos EUA (onde chegou no 23° posto).

A música também é muito querida no Brasil - ela entrou na trilha da novela "Dancin' Days" e é daquelas que ainda hoje tocam bastante nas rádios de flashback.