A Beija-Flor foi a grande campeã do carnaval carioca. A escola conquistou 269,6 pontos e ganhou, por apenas um décimo, da Paraíso do Tuiuti e do Salgueiro - segundo e terceiro lugares respectivamente com 269,5 pontos.

O resultado mostra que a aposta em temas mais politizados e com viés de protesto acabou ressoando entre os jurados e o público que assistiu aos desfiles nesse domingo (11) e segunda (12).

A Beija-Flor levou para a avenida o enredo "Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu", onde a história de Frankenstein se misturou com a situação política do país. O desfile foi marcado por cenas fortes (pessoas comendo do lixo e a violência cotidiana foram retratadas) e também por um momento de grande emoção (com o público descendo, ao final, para a avenida e seguindo a escola).

O mesmo clima de protesto marcou o desfile da Tuiuti - que chamou a atenção por ter colocado um "Michel Temer vampiro" em um de seus carros - e também do Salgueiro, que relembrou algumas das grandes mulheres negras da história.

Participarão do "Desfile das Campeãs" nesse sábado (17) além das três primeiras colocadas, a Portela, Mangueira e a Mocidade Independente de Padre Miguel. Já a Grande Rio e o Império Serrano, 12° e 13° lugar respectivamente, foram rebaixadas para o grupo de acesso.