Smiley
O Vagalume publica hoje e amanhã um guia mostrando os enredos e algumas curiosidades sobre as Escolas de Samba do Grupo Especial carioca para quem for acompanhar os desfiles.

Nesse primeiro dia, sete escolas, ao invés das tradicionais seis, irão para a avenida. Isso porque no ano passado nenhuma agremiação foi rebaixada e uma escola, o Império Serrano, subiu. Para compensar, em 2018 teremos dois rebaixamentos, o que deve aumentar o nível geral dos desfiles. Dito isso, as agremiações que estarão logo mais na Sapucaí são essas:




Império Serrano - "O Império na Rota da China" - 21:15h
De volta ao Grupo Especial depois de oito anos, a escola é uma das mais tradicionais do Rio, a fundação se deu em 1947. O Império Serrano abre o dia na Sapucaí com a missão de, acima de tudo, se manter na elite do samba carioca com seu desfile que tem a rota da seda chinesa como tema central - "uma viagem pela cultura, pelo universo de tradições, heranças e invenções e pelos mistérios da China milenar", como diz a sinopse.

Ouça o samba-enredo:





São Clemente - "Academicamente Popular" - 22h20
Nono lugar no ano passado, a São Clemente em 2018 irá buscar uma melhor colocação ao mostrar, a partir da história da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, como a cultura erudita e a popular se misturaram nos mais de 200 anos que se passaram desde a sua fundação.

Ouça o samba-enredo:





Vila Isabel - "Corra que o Futuro Vem Aí" - 23h25
No ano passado, a Vila acabou no décimo lugar. Esse ano, a escola espera um melhor resultado com esse enredo que busca mostrar algumas das grandes invenções e descobertas feitas pelo homem e como elas impactaram na sociedade - Albert Einstein, Santos Dumont, Graham Bell e Thomas Edson estão entre os gênios que serão relembrados no desfile de Paulo Barros.

Ouça o samba-enredo:





Paraíso do Tuiuti - "Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta A Escravidão?"- 00h30
Último lugar no carnaval 2017, a Tuiuiti escapou do rebaixamento depois de uma decisão da LIESA (no ano passado, um carro da escola se desgovernou durante o desfile e feriu dezenas de pessoas, além de ter causado a posterior morte da radialista Liza Carioca). Agora, a agremiação espera conseguir exorcizar essa triste história com um enredo de grande força política ao jogar um olhar crítico sobre a Lei Áurea e como os ex-escravos se viram sem igualdade de direitos e cidadania.

Ouça o samba-enredo:





Grande Rio - "Vai Para o Trono Ou Não Vai?" - 01h35
Ao homenagear o grande Abelardo Barbosa, ou Chacrinha como era mais conhecido, a Grande Rio promete um desfile que tem tudo para mexer coma memória afetiva de muita gente. A escola, quinto lugar em 2017, irá contar um pouco da história do apresentador cuja morte completa 30 anos agora em 2018 - e cujo centenário de nascimento foi comemorado no ano passado.

Ouça o samba-enredo:





Mangueira - "Com Dinheiro, Ou Sem Dinheiro, Eu Brinco " - 02h40
A Estação Primeira, quarto lugar em 2017, vai tentar o campeonato usando o próprio carnaval como o seu enredo central. Sem abrir mão da crítica, a escola fará uso do humor para contar não só um pouco da história da festa, mas também discutir a sua atual situação, com o excesso de luxo o deixando cada vez mais distante das pessoas.

Ouça o samba-enredo:





Mocidade - "Namastê... A Essência Que Habita Em Mim Saúda A Que Existe Em Você"
Em abril do ano passado, a Padre Miguel acabou sendo declarada campeã junto com a Portela, depois que a escola entrou com um recurso por ter se sentido injustiçada em um quesito. Agora ela busca um novo campeonato sem precisar passar por tais percalços. Para isso, a agremiação levará para a Sapucaí um enredo que busca mostrar uma espécie de casamento entre a Índia e o Brasil, além de mostrar como parte dos hábitos que ajudam a formar a nossa identidade tem origens no país.

Ouça o samba-enredo: