• Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Rádio
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Saiba quais álbuns mais frequentaram as listas de melhores do ano da imprensa estrangeira

    Kendrick Lamar, Lorde e LCD Soundsystem estão entre os nomes que gravaram discos tidos como os melhores de 2017

    Há 1 mês da Redação

    Kendrick Lamar letras
    Anualmente, todas as grandes publicações dedicadas ao mundo da música publicam suas listas com aqueles que, na opinião de sua redação e convidados, foram os melhores discos do ano. Há algum tempo também, esses rankings estão sendo publicados com mais e mais antecedência, o que fatalmente deixa de fora dos rankings trabalhos lançados em novembro e dezembro.

    Nesse especial nós do Vagalume voltamos a fazer um levantamento de alguns desses rankings para ver quais foram os álbuns mais presentes nessas listas (veja aqui como foi no ano passado). Foi assim que chegamos aos dez álbuns da galeria abaixo.

    Lorde letras
    As listas que foram usadas na pesquisa foram a das revistas Mojo, Uncut e Q, além do semanário NME e do diário The Guardian. Do lado americano foram consideradas as listas da Rolling Stone, Billboard, Allmusic Guide (o único que não ranqueou os trabalhos), Pitchfork, Consequence of Sound, Popmatters, Paste, Stereogum e NPR.

    Com esses resultados em mãos (que podem ser vistos detalhadamente nesse fórum), chegamos a lista dos 10 discos que apareceram com mais frequência nas enquetes.

    A principal conclusão tirada depois de mergulharmos em listas tão variadas entre si, é a de que de que há muita música boa sendo feito que escapa aos nossos ouvidos - basta dizer que em cada um dos rankings existem pelo menos dez discos que só apareceram naquela lista. Por outro lado há também grandes consensos em torno de alguns nomes e em 2017 ele respondeu pelo nome de Kendrick Lamar.

    "DAMN.", o quarto disco de estúdio do rapper, foi o único a aparecer em todas as listas, muitas vezes no primeiro lugar (na do Guardian ele ainda não apareceu, mas apenas porque eles só irão revelar o grande vencedor na semana que vem. Como ele emplacou duas canções entre as melhores músicas do ano na opinião deles,a presença do disco nos primeiros lugares pode ser dada como certa).

    LCD Soundsystem letras
    Apesar da enorme quantidade de discos citados, além de Lamar, apenas "Melodrama" de Lorde e "American Dream" do LCD Soundsystem (ao lado, o líder da banda James Murphy) apareceram no topo de uma ou mais listas (a única a destoar foi a Paste que apontou o pouco conhecido "Everybody Works" de Jay Som como o melhor do ano).

    Dito isso, aqui estão os dez discos que seriam uma espécie de consenso do ano na opinião da crítica internacional. Confira e diga nos comentários quem mais merecia estar nela.


    Foto 1 de











    Comente

    Notícias, curiosidades e conteúdos exclusivos
    do Vagalume para assistir e compartilhar