A sétima edição do Rock in Rio em terras cariocas terá início hoje. Nesse primeiro final de semana as atrações estão mais voltadas ao pop - os nomes mais roqueiros tocarão na semana que vem. Além de cobrir os principais shows, o Vagalume também publicará diariamente um guia do evento falando sobre as atrações do Palco Mundo e também do Sunset.

Palco Mundo
Maroon 5 - 00h15
Maroon 5 letras
Com o inesperado cancelamento do show de Lady Gaga que, citando fortes dores, disse que não poderia se apresentar, caberá ao Maroon 5 a missão de encerrar o Palco Mundo logo mais.

Dessa forma, a banda tocará por duas noites seguidas no mesmo palco, algo inédito na história brasileira do festival - em 1985 e 2001 as atrações geralmente faziam dois shows, mas com alguns dias de diferença entre eles.

Quem for vê-los pode esperar um show competente - todos ali são ótimos músicos e o vocalista Adam Levine é notadamente carismático. No repertório além dos vários hits que acumularam nos últimos 15 anos, "This Love", "Moves Like Jagger (feat. Christina Aguilera)", "She Will Be Loved" e mais, eles também poderão mostrar aqui as homenagens a David Bowie e Prince que eles andaram fazendo recentemente no exterior.

5 Seconds Of Summer - 22h30
5 Seconds Of Summer
Os jovens australianos, média de idade de apenas 21 anos, chegam ao Brasil pela primeira vez para mostrar seu rock com pitadas de pop punk e power pop. O show no festival deverá ser um pouco mais curto do que os vistos nesta semana em Porto Alegre e São Paulo.

O quarteto deverá fazer um bom aquecimento para o Maroon 5 mostrando as músicas de seus dois álbuns de estúdio e também a versão que eles fizeram para "What I Like About You", o velho hit do The Romantics.

Pet Shop Boys - 21h00
Pet Shop Boys
Neil Tennant e Chris Lowe já têm mais de 30 anos de estrada e são verdadeiras instituições da música pop moderna. É inegável que a grande fase deles se deu em seu início - época de álbuns como "Actually" (1987), "Behaviour" (1990) e "Very" (1993).

Ainda assim, é injusto relegá-los a mera atração nostálgica - algo que os trabalhos mais recentes comprovam. O show no Rio então servirá não só para que se mate a saudade de "West End Girls" ou "Domino Dancing", mas também para se ouvir um pouco da produção atual da dupla.

Ivete Sangalo - 19h00
Ivete Sangalo
Hoje em dia não se discute mais a presença de uma cantora como Ivete no RiR. Em 2011, ano de seu primeiro show em uma edição no Brasil do evento, muitos se perguntaram se uma artista como ela tinha espaço em um festival que tinha o "Rock" em seu título, ainda que ele tenha sempre se pautado pelo ecletismo..

Desde então, ela esteve novamente não só no Rio de Janeiro, mas também nos Rock in Rios de Madri, Las Vegas, e Lisboa - por lá, ela conseguiu até se tornar a headliner de uma das noites no ano passado depois que Ariana Grande, precisou cancelar o seu concerto.

Logo mais, a baiana terá a missão de abrir o Palco Mundo em um show que promete ser especial, já que ele acontece três dias depois dela ter anunciado que está grávida de gêmeos.

Palco Sunset

Céu
Como já é tradição, as tardes, e início da noite, do Rock in Rio têm no Palco Sunset o seu maior atrativo do ponto de vista musical. Ele novamente abrigará revelações, homenagens, encontros inusitados e mais.

Quem abre o dia de hoje às 15h05 é o DJ e produtor SG Lewis, um dos bons nomes da nova cena eletrônica britânica. Às 16h30 é a vez do primeiro grande encontro do palco com a paulistana Céu (ao lado) convidando os goianos psicodélicos do Boogarins para uma parceria há muito esperada.

O dia ainda terá Fernanda Abreu - verdadeira veterana do festival, já que ela subiu ao palco em sua primeira edição há 32 anos quando cantava com a Blitz. A cantora divide o espetáculo com a Focus Cia. de Dança e o Dream Team do Passinho.

Finalmente, às 20 horas, ou seja, no momento em que Ivete Sangalo deverá estar chegando ao fim de seu show no palco principal, o Sunset recebe o espetáculo "Salve o Samba!", que reunirá um time de primeiríssima do estilo. Estarão lá, entre outros, Monarco, Martinho da Vila, Jorge Aragão e Alcione, além do rapper Criolo que abraçou o estilo em seu mais recente álbum.