O ex-baterista e vocalista do Hüsker Dü Grant Hart (ao centro na foto acima) morreu nesta madrugada (14) aos 56 anos vitimado por um câncer. Formado por Hart, o baixista Greg Norton e o guitarrista e vocalista Bob Mould, o Hüsker Dü foi uma das melhores e mais influentes bandas do rock alternativo americano.

Ativo durante boa parte da década de 80, trio abriu vários caminhos para a música independente dos EUA ao adicionar elementos mais melódicos dentro do hardcore que dominava o underground do país. Posteriormente a banda expandiu ainda mais esses horizontes ao lançar o influente "Zen Arcade" de 1984 - um dos primeiros álbuns duplos do rock independente. Eles também mudaram alguns paradigmas quando assinaram com uma grande gravadora - mostrando que era possível que um grupo vindo do underground trabalhasse em uma grande companhia sem abrir mão de sua criatividade artística.

Um clima de tensão sempre permeou o grupo. Hart e Mould, compunham em separado as músicas e discutiam de forma permanente. Os problemas atingiram o seu ápice em 1987, depois que o empresário da banda se suicidou e Mould passou a tomar conta dos interesses comerciais do trio.

O Hüsker Dü se separou no auge, logo depois de ter gravado aquele que muitos fãs e críticos consideram um de seus melhores álbuns, o também duplo "Warehouse: Songs and Stories" (1987).

Com o fim do grupo, Mould partiu para a carreira solo - ele faria sucesso nos anos 90 com o Sugar - assim como Hart que lançou alguns discos, tanto sozinho como com o Nova Mob, enquanto lutava contra a sua dependência química.

O Hüsker Dü foi influência definitiva na geração que tomou o rock americano na década de 90. Bandas como Nirvana e Green Day nunca esconderam a sua dívida para com o trio, o que explica as mensagens de pesar que estão sendo publicadas nas redes sociais no dia de hoje.

O próprio Billie Joe Armstrong escreveu que não precisaria ouvir hoje os discos da banda por eles já estarem memorizados em sua cabeça e resumindo que o Green Day só existe por causa do Dü.

Apesar da grande demanda, o HD nunca voltou a se reunir. Grant Hart - que esteve no Brasil em 2013 para uma única apresentação - morreu pouco antes do lançamento de "Savage Young Dü". Esse CD triplo resgata várias gravações dos primeiros anos da banda. O disco chegará ao mercado em novembro.

Ouça três grandes momentos de Grant Hart no Hüsker Dü

"Diane" (1983)



"Sorry Somehow" (1986)



"Don't Want To Know If You Are Lonely" (1986)