• Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Rádio
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Morre o ex-baterista do Hüsker Dü Grant Hart

    Cantor e compositor tinha 56 anos

    Há 1 mês da Redação

    Hüsker Dü letras

















    O ex-baterista e vocalista do Hüsker Dü Grant Hart (ao centro na foto acima) morreu nesta madrugada (14) aos 56 anos vitimado por um câncer. Formado por Hart, o baixista Greg Norton e o guitarrista e vocalista Bob Mould, o Hüsker Dü foi uma das melhores e mais influentes bandas do rock alternativo americano.

    Ativo durante boa parte da década de 80, trio abriu vários caminhos para a música independente dos EUA ao adicionar elementos mais melódicos dentro do hardcore que dominava o underground do país. Posteriormente a banda expandiu ainda mais esses horizontes ao lançar o influente "Zen Arcade" de 1984 - um dos primeiros álbuns duplos do rock independente. Eles também mudaram alguns paradigmas quando assinaram com uma grande gravadora - mostrando que era possível que um grupo vindo do underground trabalhasse em uma grande companhia sem abrir mão de sua criatividade artística.

    Um clima de tensão sempre permeou o grupo. Hart e Mould, compunham em separado as músicas e discutiam de forma permanente. Os problemas atingiram o seu ápice em 1987, depois que o empresário da banda se suicidou e Mould passou a tomar conta dos interesses comerciais do trio.

    O Hüsker Dü se separou no auge, logo depois de ter gravado aquele que muitos fãs e críticos consideram um de seus melhores álbuns, o também duplo "Warehouse: Songs and Stories" (1987).

    Com o fim do grupo, Mould partiu para a carreira solo - ele faria sucesso nos anos 90 com o Sugar - assim como Hart que lançou alguns discos, tanto sozinho como com o Nova Mob, enquanto lutava contra a sua dependência química.

    O Hüsker Dü foi influência definitiva na geração que tomou o rock americano na década de 90. Bandas como Nirvana e Green Day nunca esconderam a sua dívida para com o trio, o que explica as mensagens de pesar que estão sendo publicadas nas redes sociais no dia de hoje.

    O próprio Billie Joe Armstrong escreveu que não precisaria ouvir hoje os discos da banda por eles já estarem memorizados em sua cabeça e resumindo que o Green Day só existe por causa do Dü.

    Apesar da grande demanda, o HD nunca voltou a se reunir. Grant Hart - que esteve no Brasil em 2013 para uma única apresentação - morreu pouco antes do lançamento de "Savage Young Dü". Esse CD triplo resgata várias gravações dos primeiros anos da banda. O disco chegará ao mercado em novembro.

    Ouça três grandes momentos de Grant Hart no Hüsker Dü

    "Diane" (1983)



    "Sorry Somehow" (1986)



    "Don't Want To Know If You Are Lonely" (1986)

    Comente

    Notícias, curiosidades e conteúdos exclusivos
    do Vagalume para assistir e compartilhar