O cantor e compositor Luiz Melodia morreu nessa madrugada (4) aos 66 anos no . O artista sofria com um câncer lhe que atacou a medula óssea - segundo o jornal O Globo, ele fez um transplante e de medula e respondeu ao procedimento, mas não à quimioterapia a que precisou ser submetido posteriormente. Melodia morava no Rio de Janeiro e estava internado no Quinta D'Or.

Luiz Melodia foi um dos inovadores da música brasileira. Seu álbum de estreia "Pérola Negra" de 1973 é considerado um dos trabalhos fundamentais da história da MPB - o 32° melhor já feito aqui segundo a edição brasileira da Rolling Stone.

O álbum mostrou um artista que conseguia transitar pelo blues, rock, samba e forró e ainda escrever letras de grande poesia. A mesma revista também o elegeu o 45º maior artista da música do Brasil.

Quem revelou-o como compositor para o país foi Gal Costa que gravou "Pérola Negra" em 1971 (no antológico álbum ao vivo "Fa-Tal"). No ano seguinte foi a vez de Maria Bethânia gravar "Estácio Holly Estácio".

Melodia gravaria outros disco importantes - "Maravilhas Contemporâneas" de 1976 e "Nós" de 1980 entre eles - ainda que raramente tenha atingido o grande público, o que o levou ser considerado um dos "malditos" da MPB.

Ainda assim, ele fez muito sucesso com "Juventude Transviada" (1976) e com a regravação de "Codinome Beija-Flor" de Cazuza em 1992. Melodia também tinha um público fiel que sempre prestigiava os seus shows. Seu último trabalho de estúdio, "Zerima", saiu em 2014.