• Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Rádio
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Mais sobre
    Siga o Vagalume
    Twitter Google+ YouTube Tumblr
    Publicidade

    Kasabian, Blondie e Nick Cave estão nos "Lançamento da Semana"!

    Há 1 semana da Redação



    Kasabian - For Crying Out Loud
    Kasabian letrasFor Crying Out Loud
    Ao contrário dos EUA e do Brasil, ainda que eles tenham um bom número de fãs por aqui, o Kasabian é uma banda gigante no Reino Unido. Basta dizer que, com esse álbum, eles acabaram de desbancar Ed Sheeran do topo da parada, algo que Kendrick Lamar, Gorillaz ou Drake não conseguiram.

    O sucesso é compreensível, já que o quarteto cria canções que caem como uam luva no gosto roqueiro inglês - base dançante, riffs de guitarra pesados e melodias fortes, daquelas paras e cantar junto em grupo. É isso o que temos nesse sexto álbum deles.

    "For Crying Out Loud" mostra a banda apostando também no rock mais clássico e se mostrando capaz de criar músicas que podem agradar também quem não os conhece e até quem nunca foi muito fã das composições do guitarrista Sergio Pizzorno. O álbum é bastante homogêneo e repleto de grandes momentos, incluindo os singles "You're In Love With a Psycho" e "Bless This Acid House".

    Veja a banda tocar Bless This Acid House no programa de Jools Holland





    Blondie - Pollinator
    Blondie letrasPollinator
    Em seu 11° álbum, quinto depois que retornaram suas atividades em 1997, o Blondie buscou um enfoque diferente, e no geral, bem sucedido.

    Eles optaram por pedir canções para músicos e compositores mais novos que de alguma forma foram influenciados pelos clássicos da banda gravados entre o fim dos anos 70/início dos 80.

    Assim, gente como Sia, Charlie XCX, Johnny Marr e Dev 'Blood Orange' Hynes tiveram a honra de poder compor para a banda de Debbie Harry.

    Todos entregaram canções que se encaixaram bem no repertório deles, evitando assim o que poderia ser um disco sem nenhuma unidade, dada a variedade de autores convidados. Ao mesmo tempo, "Pollinator" tem algumas canções escritas pelos membros da banda, sejam eles antigos ou novos (o tecladista Matt Katz-Bohen, no grupo desde 2008 é coautor de duas faixas). E essas também são boas o bastante para garantir um próximo trabalho totalmente autoral de qualidade.

    Ouça "Long Time" com o Blondie presente no álbum Pollinator





    Nick Cave & The Bad Seeds - Lovely Creatures
    Nick Cave & The Bad Seeds letrasLovely Creatures
    Com mais de 40 anos de estrada - quase 35 deles com os Bad Seeds - Nick Cave faz por merecer o sucesso e prestígio de que goza atualmente. O australiano é um artista de raro e contínuo talento que agora tem sua carreira revista nessa ambiciosa compilação.

    "Lovely Creatures" na verdade deveria ter saído no ano passado, como que para marcar o fim de um momento na história da banda. Os planos mudaram depois da trágica morte do filho do cantor - Arthur Cave de 15 anos caiu de um penhasco depois de ter ingerido LSD.

    O período de luto fez com que Nick decidisse compor para lidar com a tamanha perda. Assim nasceu o sombrio, e belo "Skeleton Tree" do ano passado. Com a banda já de volta à estrada, os planos da compilação foram reatados e ela já está no mercado.

    A coisa mais difícil em compilar uma obra tão vasta - aqui temos músicas de 15 álbuns - está em conseguir dar uma visão ampla do artista, sem deixar nenhuma faixa fundamental de fora, de forma a agradar os neófitos, fãs casuais e também os admiradores de longa data. E aqui o resultado surpreende, ainda que o lado baladeiro do artista acabe tendo mais espaço que sua faceta visceral.

    A edição de luxo - com 45 faixas em ordem cronológica, mais livro e um DVD - é mais indicada que a versão standard - com dois discos e músicas ordenadas de forma aleatória - para quem quer fazer um "cursinho básico", ou simplesmente ouvir algumas das grandes canções dos últimos tempos de uma só vez.

    Mas seja em qual formato, vale a pena mergulhar nessa obra e, depois, partir para discos individuais como "Tender Prey" (1988), "The Boatmans Call" (1997), "Abattoir Blues/The Lyre of Orpheus" (2004) e o já citado "Skeleton Tree" (cujas faixas não estão nessa compilação).

    Ouça "Where The Wild Roses Grow (Feat. Kylie Minogue)" de 1996

    Comente

    Notícias, curiosidades e conteúdos exclusivos
    do Vagalume para assistir e compartilhar