A edição deste ano do Lollapalooza traz uma mistura entre atrações que nunca tocaram por aqui, com outras que já têm certa intimidade com o público brasileiro. Duran Duran e Metallica, não por acaso as duas bandas com mais tempo de estrada entre as que tocam nos próximos dias 25 e 26 de março no Autódromo de Interlagos - vieram para o país ainda nos anos 80, época em que os shows internacionais de relevo ainda eram raros no Brasil.

Abaixo mostramos vídeos e falamos um pouco de como foram os primeiros concertos brasileiros de cinco bandas que voltarão ao país em breve para o Lolla (informações sobre ingressos aqui). Divirta-se!

Duran Duran - 1988
Além de ser a banda com mais tempo de estrada desta edição do Lolla, o Duran Duran também foi a primeira do line up de 2017 a tocar aqui. O grupo chegou em janeiro de 1988, já com um bom tempo de estrada, com a "Strange Behaviour Tour", que divulgava "Notorious", o quarto álbum de estúdio.

O Duran foi uma das principais atrações do Hollywood Rock, o primeiro grande festival feito no país depois do Rock In Rio, três anos antes - Pretenders, Simply Red, Simple Minds e o Supertramp foram alguns dos outros nomes presentes nessa edição. Os shows ocorreram primeiro no Morumbi em São Paulo e uma semana depois no Rio na Praça da Apoteose.

O vídeo abaixo foi feito na etapa carioca e tem os trechos do show exibidos em um especial da Globo. Como curiosidade, quem faz a introdução é Pedro Bial, que compara o clima de histeria gerado pelo grupo com o do Menudo.



Metallica - 1989

Outra banda que veio para cá quando os concertos internacionais não eram exatamente corriqueiros, o Metallica fechou no Brasil a extenuante "Damaged Justice Tour" com seus mais de 200 shows. Na época eles já eram uma das maiores bandas de metal do planeta e os espetáculos aconteceram em dois ginásios: o Maracanãzinho no Rio e o Ibirapuera em São Paulo - nas únicas vezes em que foi possível ver o quarteto aqui em um local fechado.

Finda essa turnê, o Metallica começou a trabalhar naquele que se tornaria o "Black Album". Quando eles voltaram para cá, em 1993, para dois shows no Palestra Itália, eles já não eram apenas um dos maiores nomes do heavy metal do planeta, mas sim um dos maiores grupos do mundo e ponto.

O vídeo abaixo tem a íntegra do segundo show do Ibirapuera. Apesar do registro amador, ele tem inegável valor histórico.



The Strokes - 2005
Os Strokes chegaram ao Brasil em 2005, já com dois discos tidos como clássicos do rock moderno e um terceiro que ainda demoraria um pouco para sair. A banda veio como uma das principais atrações do Tim Festival daquele ano que ainda trouxe para cá, entre outros, Arcade Fire, Wilco, Kings Of Leon e Elvis Costello.

A MTV Brasil transmitiu o show carioca na íntegra, mas, à pedido da banda, não pôde mostrar as cinco canções que naquele momento ainda eram inéditas. O grupo retornou ao Brasil em 2011 e agora volta como headliner da sexta edição brasileira do Lollapalooza.




Cage The Elephant - 2012
O Cage The Elephant é caso único de banda "veterana do Lollapalooza Brasil". Esse será o terceira show deles no festival, o que nos dá a chance de ver a evolução do grupo, que estreou em nossos palcos em 2012, justamente no primeiro Lolla nacional.



The XX - 2013
O trio, que tem admiradores tanto entre fãs de indie quanto com os de música eletrônica, fez sua estreia em nossos palcos em 2013. Os shows aconteceram outubro daquele ano em São Paulo, dentro do Popload Festival e no Rio de Janeiro, um show solo no Vivo Rio que foi televisionado que pode ser visto no vídeo abaixo.