Marchinhas de Carnaval
Hoje e amanhã (27), o Vagalume publica um guia para quem pretende acompanhar os desfiles das Escolas de Samba do grupo Especial do Rio de Janeiro. Estão aqui, os vídeos com os sambas-enredo, junto com uma pequena sinopse sobre o que cada uma das agremiações irá mostrar na Avenida. Divirtam-se!



Paraíso do Tuiuti - Enredo: "Carnavaleidoscópio Tropifágico"- 22:00h
A Tuiuti abre a noite de desfiles depois de ter conseguido seu acesso ao grupo especial no ano passado. Na avenida, a escola mostra um enredo inspirado no tropicalismo dos anos 60 - o movimento estético-musical capitaneado por Caetano Veloso e Gilberto Gil - e no movimento antropofágico, de Oswald de Andrade - uma das grandes fontes de inspiração dos tropicalistas. O escritor defendia a ideia de uma cultura brasileira que não fechasse seus olhos para o que vinha de fora, mas que sim, fizesse uma combinação desses elementos externos com os nossos.

Ouça o samba





Grande Rio - Enredo: "Ivete de rio a Rio"- 23:05h
Apostando em um enredo de inegável apelo popular, a Grande Rio tenta melhorar em relação ao ano passado, quando ficou em sétimo lugar, prestando homenagem a Ivete Sangalo. A cantora não esconde a felicidade que sente por ver sua história ganhando a Sapucaí e está bastante envolvida com o desfile - foi ela mesma quem escreveu a sinopse do enredo.

Ouça o samba:





Imperatriz Leopoldinense - Enredo: "Xingu, o Clamor da Floresta"- 00:10h
Sempre uma forte candidata ao título, a Imperatriz ainda sonha em voltar ao período glorioso de 1999/2001, quando a escola ganhou por três vezes consecutivas o carnaval carioca. Depois de dois anos no sexto lugar, a agremiação espera finalmente chegar ao topo com um enredo de temática indígena que não foge da polêmica, ao abordar não só o passado dos primeiros habitantes do Brasil, mas também o seu presente, marcado por uma luta na maioria das vezes desleal e, principalmente, o seu futuro.

Ouça o samba:





Vila Isabel - Enredo: "O Som da Cor"- 01:15h
Depois de vencer o campeonato em 2013, a Vila Isabel amargou um décimo lugar em 2014 e um décimo primeiro em 2015. No ano passado ela melhorou de desempenho ficando em oitavo. Agora em 2017 a aposta para o retorno ao topo está em um enredo que mostra como as mais diversas manifestações musicais de todas partes do mundo aportaram no Brasil e aqui se misturaram com a nossa tradição - do reggae jamaicano, ao tango argentino, passando pela soul music dos EUA, e claro, a fundamental influência africana.

Ouça o samba:





Salgueiro - Enredo: "A Divina Comédia do Carnaval"- 02:20h
Apesar de não ganharem o título desde 2009, a Acadêmicos do Salgueiro vem se mantendo bastante constante no campeonato, sempre ficando bem colocada - no ano passado a escola terminou no quarto lugar. Em 2017 a tradicional agremiação mostrará um enredo que tem o próprio carnaval como tema central. A sinopse, que cita tanto Joãosinho Trinta quando a Odisseia de Dante faz prever um desfile bastante criativo.

Ouça o samba:





Beija-Flor - Enredo: "A Virgem dos Lábios de Mel – Iracema"- 03:25h
Outra escola bastante tradicional, a Beija-Flor de Nilópolis chegou em quinto lugar no ano passado e agora fecha essa primeira noite de desfiles com um enredo inspirado em um clássico de nossa literatura: "Iracema". A Obra de José de Alencar funciona como estopim para que a agremiação conte também a história do Ceará - o livro em suas primeiras edição se chamava "Iracema - Lenda do Ceará", e a índia é o símbolo do Estado.

Ouça o samba: