Dois artistas britânicos praticamente monopolizaram a 59ª edição do Grammy. A maior vencedora foi, indubitavelmente Adele que levou nada menos que cinco dos principais troféus da noite - "Hello" ganhou como a gravação do ano, o prêmio mais importante, e foi ainda a melhor performance pop solo e a melhor canção. Já "25", foi o melhor álbum do ano e também o de pop vocal.

O álbum "Blackstar" de David Bowie, morto em janeiro do ano passado, também recebeu cinco estatuetas - todas a que estava indicado. O disco ganhou em álbum de música alternativa e os prêmios técnicos de melhor design de embalagem e o de engenharia de som. A faixa-título do trabalho foi a melhor performance de rock e a melhor canção de rock.

Beyoncé, a grande indicada da noite, foram nove, acabou com apenas dois prêmios. "Lemonade" foi o melhor álbum de urban contemporâneo e "Formation" o vídeo do ano.

A noite foi ótima também para Chance The Rapper que ganhou os Grammys de revelação, álbum de rap , por "Coloring Book" e ainda viu "No Problem (Feat. Lil Wayne & 2 Chainz)" ser lembrada como a melhor performance de rap.

"Hotline Bling" do canadense Drake também se deu bem ganhando como melhor performance a misturar rap e canção e a melhor música de rap.

Outros prêmios importantes da noite foram para: Twenty One Pilots (performance pop de banda ou duo por "Stressed Out"), Cage The Elephant ("Tell me I'm Pretty" como melhor álbum de rock), Chainsmokers (gravação em dance music por "Don't Let Me Down), Megadeth (performance em metal por "Dystopia"), Solange (performance de R&B por "Cranes In The Sky") e Sturgill Simpson (álbum country por "A Sailor's Guide To Earth"). A cantora Lalah Hathaway ainda ganhou dois prêmios em R&B tradicional: melhor performance, por Angel" e melhor álbum ("Lalah Hathaway Live").

Finalmente, Greg Kurstin foi o produtor do ano, "Can't Stop The Feeling" de Justin Timberlake foi a melhor canção escrita para um filme e o documentário "Eight Days A Week" sobre os Beatles foi o melhor filme musical.

Os grandes vencedores do Grammy 2017 podem ser ouvidos nas diversas estações do Vagalume.FM. fique ligado!