• Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Rádio
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Mais sobre
    Siga o Vagalume
    Twitter Google+ YouTube Tumblr
    Publicidade

    Conheça um pouco da história e veja lista com dez canções que abalaram o Indie

    Todas elas, e centenas de outras podem ser ouvidas na Vagalume FM

    Há 1 ano da Redação

    Vagalume letras
    Definir exatamente o que é música indie está cada vez mais difícil e foi com esse espírito que a estação dedicada ao Indie foi criada na Vagalume FM.

    No canal, que pode ser ouvido gratuitamente, pode-se escutar tanto o som de bandas do início dos anos 80 como o Joy Division e o Echo and the Bunnymen - aos lançamentos mais recentes, sejam eles de bandas mais populares ou ainda obscuras.

    O texto abaixo conta um pouco da história do gênero e no final incluímos uma lista com 10 canções básicas para se entender o estilo e como ele evoluiu através dos anos.

    O termo indie a princípio servia para descrever as bandas e artistas que por opção (ou falta de) preferiam lançar seus discos por selos independentes, em muitos casos de propriedade deles mesmos.

    Por esse prisma, o EP "Spiral Scratch" lançado pelos Buzzcocks em 1977 pode ser visto como o marco zero do movimento.

    Curiosamente, esse foi o único trabalho que eles lançaram dessa forma, já que pouco depois o quarteto mudaria de formação e assinaria com uma grande gravadora.

    The Smiths letras
    O punk inspirou o surgimento de vários selos do tipo - Factory e Rough Trade na Inglaterra e o SST nos EUA entre eles - que lançavam música bastante variada entre si. Com a chegada dos Smiths (ao lado) na cena musical na primeira metade dos anos 80, o termo "indie" passou a ser sinônimo de rock de guitarras feito quase sempre por jovens brancos com uma enorme fixação pela músicas dos anos 60 e o espírito "faça você mesmo" do punk.

    É na década seguinte que o termo começa a ficar cada vez mais difícil de se definir, quando as grandes gravadoras começam a apostar nas bandas do underground, muitas vezes com grande sucesso. Os casos de R.E.M. e Nirvana sendo os mais proeminentes.

    O estouro dessas bandas leva a uma verdadeira caçada com as grandes multinacionais correndo atrás de várias bandas ou propondo acordos de distribuição com os principais selos. Isso ao mesmo tempo em que começamos a ver o surgimento de bandas de espírito independente assinando direto com uma major - como no caso do Radiohead.

    No século 21 é cada vez mais difícil definir quem está, ou não, dentro deste nicho, e no final isso pouco importa, ainda com a livre circulação de músicas e ideias que a internet nos proporciona.

    Veja na galeria abaixo uma lista com 10 canções que mudaram os rumos do indie rock e que, claro, estão na programação do canal.

    Foto 1 de











    Comente

    Notícias, curiosidades e conteúdos exclusivos
    do Vagalume para assistir e compartilhar