• Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Rádio
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Siga o Vagalume
    Twitter Google+ YouTube Tumblr
    Publicidade

    Há 35 anos os Rolling Stones lançavam "Tattoo You". Relembre o disco com "Start Me Up"!

    Há 1 ano da Redação

    Rolling Stones letrasTattoo You
    Há exatos 35 anos, os Rolling Stones lançavam aquele que se tornaria o seu último disco a realmente fazer sucesso popular.

    Não que os seis discos de estúdio que eles fizeram posteriormente tenham fracassado, mas nenhum deles atingiu as marcas expressivas de "Tattoo You" (platina quádrupla nos EUA) e nem emplacou tantos de seus singles nas paradas.

    Assim, é interessante ver que o trabalho está longe de ser um daqueles feitos por um grupo trabalhando junto em torno de um conceito.

    Os Stones já haviam lançado novos discos em 1978 (o excelente "Some Girls") e 1980 (o menos brilhante "Emotional Rescue"). Mas como a banda iria cair na estrada, o vocalista Mick Jagger achou que a tour viesse atrelada a um novo álbum.

    Como não haveria tempo para que o novo material fosse composto e Jagger e Keith Richards estavam em uma daquelas fases em que não se falavam muito, a salvação veio com Chris Kimsey, que desde o início dos anos 70 trabalhava com o grupo. Foi ele quem disse que havia muito material aproveitável nos arquivos, que só precisavam de ajustes para se tornarem novas canções.

    Rolling Stones letras
    Assim, o que se tem no álbum são faixas que começaram a nascer em alguns casos até em 1972 - caso de "Waiting On A Friend" - mas que só foram ser terminadas na década seguinte.

    Isso explica também o fato do álbum ter saído sem uma ficha técnica. Jagger diria que boa parte da papelada sobre quem tocou o quê e a relação dos músicos contratados havia se perdido, mas que de qualquer forma todo mundo já havia sido pago pelo trabalho.

    Posteriormente soube-se que o ex-guitarrista Mick Taylor está em duas canções, assim como o tecladista Billy Preston, a lenda do jazz Sonny Rollins e até Pete Townshend, o líder do The Who (ele faz os vocais de apoio em "Slave").

    O jeito que o material foi dividido também foi interessante, com as faixas roqueiras no lado A e as mais lentas no B. "Tattoo You" chegou ao topo da parada americana e no segundo posto da britânica e foi elogiado pelos críticos. A Rolling Stone o elegeu o melhor álbum de 1981 e o NME o colocou entre os destaques daquele ano. Com o passar dos anos, ele também passou a ser visto como um dos últimos, senão o último, grande momento da banda.

    Relembre quatro grandes momentos do álbum:

    "Start Me Up", foi o último single realmente popular dos Stones, a ponto dele ser a canção mais recente do grupo a ter presença obrigatória em todos os shows e sempre mostrada em um momento crucial da apresentação - muitas vezes na abertura ou na parte final do concerto. Chegou no segundo lugar nos EUA e no sétimo posto na Inglaterra.



    A melódica "Hang Fire" chegou no 20° lugar nos EUA. Apesar de um tanto esquecida, eles quase nunca a tocaram em shows, a canção é daquelas que merecem uma reavaliação.




    A balada "Waiting On A Friend" é um dos grandes momentos dos Stones. Ela chegou no 13° posto nos EUA e também deu origem ao primeiro clipe da banda feito com a missão de emplacar na recém-inaugurada MTV. Curiosidade: o prédio onde Jagger aparece no início do vídeo é o mesmo visto na capa de "Physical Graffiti" do Led Zeppelin.



    "Worried About You" não chegou a sair como single, mas acabou se tornando uma canção querida por fãs e pela banda, que de tempos em tempos resolve tocá-la ao vivo - como se viu recentemente no Morumbi em São Paulo.



    Ouça os grandes clássicos dos Rolling Stones aqui no Vagalume!
    Comente

    Notícias, curiosidades e conteúdos exclusivos
    do Vagalume para assistir e compartilhar