Há 25 anos, mais exatamente no dia 12 de agosto de 1991, o Metallica lançou seu quinto álbum de estúdio. Foi com o "Black Album" (o trabalho na verdade leva apenas o nome da banda), que o grupo atingiu o superestrelato e conseguiu levar o seu estilo particular de heavy metal ao topo da parada norte americana.

Ainda que para muitos fãs dos trabalhos anteriores do quarteto, esse disco tenha feito sucesso graças a uma guinada para um som mais pop, a verdade é que a música do disco ainda assim está bem longe do que se ouvia então nos postos mais altos do top 200 da Billboard.

Basta dizer que em 1991 a parada foi dominada por nomes como Vanilla Ice, Mariah Carey, Garth Brooks, Natalie Cole e Michael Jackson.

Não se pode negar que no álbum o Metallica criou canções de grande apelo - vide os singles "Enter Sandman", "Sad But True" e "Wherever I May Roam". James Hetfield, Lars Ülrich, Kirk Hammet e Jason Newsted também estavam inspirados na criação das faixas mais lentas, vide "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters". Todas essas se tornaram clássicos da banda e renderam clipes que foram muito executados no MTV.

Foram essas músicas, mais os shows ao vivo, que ajudaram o trabalho a vender incríveis 16 milhões de cópias nos EUA - marca ainda hoje não superada por nenhum álbum lançado depois que a Nielsen SoundScan começou a contabilizar as vendas de discos nos EUA.

No geral, o "Black Album" passou quatro semanas no número 1 - mais do que qualquer outro disco de rock naquele ano - e deu origem a uma das maiores turnês já vistas. Entre 1991 e 1994 o quarteto fez quase 400 concertos ao redor do globo.

A galeria abaixo mostra esse e outros discos responsáveis por trazer artistas e sonoridades que estavam no underground para o mainstream. Confira!