Nascida em Barbados, Rihanna, uma das grandes estrelas pop da atualidade, comemora hoje 28 anos.

Para celebrar o aniversário da artista, o Vagalume preparou o especial "Disco a Disco" para relembrar a trajetória da carreira da cantora através de seus álbuns de estúdio.

A barbadiana já lançou oito discos ao longo de sua jornada e todos fizeram sucessos nas paradas mundiais e marcaram diferentes fases de sua carreira.

Anualmente os fãs podiam desfrutar de um novo trabalho da artista. No entanto, a cantora deu um fim a esse 'regime' após ficar mais de três anos sem lançar um álbum de inéditas, retornando ao cenário musical apenas neste ano com o disco "ANTi".

01. "Music Of The Sun" (2005)

Rihanna
Com o seu álbum de estreia, a cantora mostrou que estava disposta a permanecer no mercado como uma grande artista. Intitulado "Music Of The Sun", o primeiro disco de Rihanna contou com produções de The Carter Administration, Carl Sturken, Evan Rogers, Stargate, entre muitos outros.

É bastante perceptível que o trabalho foi inspirado em músicas caribenhas, reggae e dancehall, mas também com uma pegada dance pop e baladas R&B.

Composto e produzido por Vada Nobles, Evan Rogers e Carl Sturken, "Pon de Replay" foi lançado como o primeiro single da barbadiana e foi um grande sucesso nas rádios e nas paradas mundiais.

A faixa chegou a atingir a segunda posição do ranking americano de singles Billboard Hot 100. Na Europa, o single chegou a ficar no Top 10 dos charts.

Logo depois, Rihanna escolheu a canção "If It's Lovin' That You Want" como o segundo single do LP. A música não chegou a ter o mesmo desempenho da anterior nas paradas, tendo o seu maior pico na 36ª posição na parada de singles americana. Na Austrália, a faixa conseguiu estrear no nono lugar.

"Music Of The Sun" estreou na décima posição da parada de álbuns americana Billboard 200, vendendo 69 mil unidades apenas nos EUA em sua semana de lançamento.

02. "A Girl Like Me" (2006)

Rihanna
Em menos de um ano após o lançamento de seu disco de estreia, Rihanna lançou o seu próximo trabalho chamado "A Girl Like Me". Este álbum firma o legado da cantora, já que lhe rendeu grandes sucessos.

Para a produção do LP, a artista contou com boa parte dos integrantes da equipe que trabalhou em seu disco anterior, por isso é presente as influências caribenhas, pop, dance-pop e R&B nele.

"S.O.S." foi lançado como carro-chefe do material e se tornou o primeiro sucesso mundial da estrela. A faixa foi ainda a primeira de Rihanna a alcançar o topo da parada de singles americana da Billboard.

"Unfaithful" foi escolhido como segundo single. A canção, produzida por Stargate, foi coescrita por Ne-Yo com quem a barbadiana sempre expressou interesse em trabalhar junto. A faixa foi certificada platina tripla pela Associação da Indústria de Gravação da América (RIAA).

A terceira música de trabalho foi "We Ride", ela não teve o mesmo desempenho das anteriores nos EUA, mas ganhou destaque em países como Austrália, Bélgica, Finlândia, Irlanda e Nova Zelândia ficando entre os 20 singles mais vendidos.

O quarto e último single do disco foi "Break It Off (Feat. Sean Paul)". Com participação do jamaicano Sean Paul, a parceria atingiu a nona posição do ranking americano de singles.

"A Girl Like Me" teve sua estreia na quinta posição da parada de álbuns dos EUA. O disco já vendeu mais de três milhões de cópias no mundo todo.

03. "Good Girl Gone Bad" (2007)

Rihanna
Se com o lançamento de seu segundo disco, Rihanna já havia firmado sua carreira, o terceiro álbum mostrou um crescimento ainda maior em sua jornada. "Good Girl Gone Bad" traz produções de Timbaland, Carl Stuken, Evan Rogers, Stargate, Ne-Yo, entre muitos outros.

O início da divulgação do material começou de forma excelente. Rihanna escolheu a faixa "Umbrella (feat. Jay Z)", que conta com a colaboração do rapper Jay Z, como o carro-chefe do disco. A canção foi um estouro e chegou a ficar em primeiro lugar durante dez semanas na parada do Reino Unido e oito semanas no ranking americano.

"Shut Up And Drive" foi a segunda música trabalhada do disco, que também foi um sucesso nos charts. A faixa inclui um sample do clássico "Blue Monday", de 1999, da banda Orgy.

Posteriormente, Rihanna começou a promover sua parceria com Ne-Yo, "Hate That I Love You (feat. Ne-yo)". O dueto recebeu duas indicações na época no Grammy Awards, nas categorias "Melhor Canção de R&B" e "Melhor Performance R&B de Duo/Grupo".

"Don't Stop The Music" foi lançada como o quarto single e também se destacou nas paradas americanas chegando ao terceiro lugar. A canção traz sample de "Wanna Be Startin' Somethin'", de Michael Jackson.

Logo depois foi trabalhada a faixa "Rehab (feat. Justin Timberlake)", que foi escrita por Justin Timberlake e Timbaland, responsável também pela produção.

O disco ganhou uma nova edição chamada "Good Girl Gone Bad Reloaded", lançada em 2008. O projeto também inclui grandes sucessos como "Take A Bow", "Disturbia" e sua parceria com a banda Maroon 5, "If I Never See Your Face Again".

04. "Rated R" (2009)

Rihanna
O lançamento do quarto álbum de estúdio de Rihanna, "Rated R", ocorreu após a polêmica agressão que sofreu de seu ex-namorado Chris Brown. Estes acontecimentos ficam evidentes no disco, já que o trabalho pode ser considerado um dos mais pessoais da cantora, pois mostra um lado mais furioso, ressentido, sombrio, ousado e ao mesmo tempo elegante.

O material contou com diversos compositores e produtores incluindo, Justin Timberlake, Chuck Harmony, The-Dream, Christopher "Tricky" Stewart, Chase & Status e Stargate, e tem influências do hip hop, R&B e rock.

O álbum ainda inclui participações de will.i.am, Young Jeezy e do guitarrista Slash, que toca na faixa "Rockstar 101 (feat. Slash)".

Ao todo, Rihanna lançou seis singles, "Russian Roulette", "Hard (Feat. Jeezy)", "Wait Your Turn", "Rude Boy", "Rockstar 101 (feat. Slash)" e "Te Amo". No entanto, a canção "Rude Boy" foi a que mais fez sucesso e a única que ficou na primeira posição da parada de singles americana por cinco semanas consecutivas.

O disco ganhou uma versão remix chamada "Rated R: Remixed", lançada em maio de 2010.

05. "Loud" (2010)

Rihanna
Em novembro de 2010, Rihanna lançou o seu quinto álbum de estúdio, "Loud", repleto de hits. A produção do material ficou por conta de Stargate, Sandy Vee, The Runners, Polow da Don, Sham, Mel & Mus, Tricky Stewart, Soundz, Alex da Kid, Robyn Rihanna Fenty, Antonio "L.A." Reid, Carl Sturken e Evan Rogers.

O LP rendeu seis singles, "Only Girl (In The World)", "S&M", "Man Down", "California King Bed" e "Cheers (Drink To That)".

Um fato interessante é que "What's My Name (feat. Drake)" conseguiu atingir o topo da parada de singles americana da Billboard antes do carro-chefe do material, "Only Girl (In The World)", este feito nunca tinha sido realizado por nenhum outro artista.

Posteriormente, "Only Girl (In The World)" alcançou a liderança do ranking americano e se tornou o nono da cantora a ficar na primeira posição.

A última música de trabalho do álbum, "Cheers (Drink To That)", inclui um sample do sucesso "I'm With You", da canadense Avril Lavigne.

"Loud" estreou em terceiro lugar na parada de álbuns americana Billboard 200, totalizando 207 mil unidades vendidas em sua semana de lançamento.

06. "Talk That Talk" (2011)

Rihanna
Mais uma vez escolhendo o mês de novembro para lançar um novo disco, "Talk That Talk", marca o sexto álbum da carreira de Rihanna.

"We Found Love (feat. Calvin Harris)" foi escolhida como o carro-chefe do material, que conta com a colaboração do DJ Calvin Harris, responsável pela composição e produção da faixa. A canção chegou a ocupar a liderança da parada de singles dos EUA por várias semanas.

Em 2015, "We Found Love (feat. Calvin Harris)" foi eleita a melhor música da década pela revista americana Billboard.

Outras faixas trabalhadas como single incluem "You Da One", "Talk That Talk (Feat. Jay Z)", "Where Have You Been" e "Cockiness (Love It)".

"Talk That Talk" estreou na terceira posição da parada de álbuns americana Billboard, totalizando 197 mil unidades vendidas, tendo um desempenho menor que o seu trabalho anterior. "Loud" em sua semana de lançamento vendeu 207 mil cópias.

07. "Unapologetic" (2012)

Rihanna
Em novembro de 2012, Rihanna lançou o seu sétimo disco, chamado "Unapologetic". O álbum segue com o estilo R&B da cantora com uma pegada mais voltada para a música eletrônica.

O material traz colaborações de grandes nomes como o rapper Eminem na faixa "Numb (feat. Eminem)", o DJ David Guetta em "Right Now (feat. David Guetta)" e até mesmo o ex-namorado da estrela, Chris Brown na canção "Nobody's Business (feat. Chris Brown)".

A primeira faixa trabalhada como single foi "Diamonds", composta pela australiana Sia. A canção foi um grande sucesso ficando no primeiro lugar na parada de singles americana da Billboard, tornando-se a 12º música da barbadiana a conseguir este alcance.

Com participação do cantor Mikky Ekko, "Stay (feat. Mikky Ekko)" foi o segundo single do material e mais um sucesso para a coleção de Rihanna.

Logo depois foram lançadas como singles as faixas "Pour It Up", "Right Now (feat. David Guetta)" e "What Now", que não tiveram um desempenho tão bom quanto os dois primeiros.

"Unapologetic" foi o primeiro disco de Rihanna a estrear no topo da parada de álbuns dos EUA vendendo 238 mil cópias. Além disso, o trabalho garantiu um gramofone para a cantora. A estrela venceu o prêmio de "Melhor Álbum Urban Contemporâneo" no Grammy de 2014.

08. "ANTi" (2016)

Rihanna
Rihanna ANTi
O oitavo álbum de Rihanna marca o seu grande retorno ao cenário musical. Depois de ficar mais de três anos sem disponibilizar um disco de inéditas, a barbadiana lançou de surpresa o álbum "ANTi" em 28 de janeiro de 2016.

Antes do lançamento oficial do projeto, a cantora Rihanna divulgou no ano passado as faixas "Fourfiveseconds (feat. Kanye West, Paul Mccartney)", "Bitch Better Have My Money" e "American Oxygen", no entanto, estas canções não tiveram o desempenho esperado pela equipe da artista e acabaram não entrando na versão final do LP.

O processo de gravação do LP foi um mistério e a cantora manteve silêncio absoluto sobre qualquer informação dele. Somente na segunda metade de 2015, a artista revelou a capa e o título do material.

Em 27 de janeiro de 2016, um dia antes do lançamento do disco, Rihanna liberou o primeiro single do material "Work (Feat. Drake)", que conta com a colaboração do rapper Drake, com quem já havia trabalhado anteriormente.

Outro fato interessante do disco é que em apenas um dia do lançamento, "ANTi" ganhou o certificado de platina nos EUA, já que chegou a vender mais de um milhão de cópias em menos de 24 horas. O LP ainda estreou na primeira posição da parada de álbuns americana Billboard 200.

Veja letras, traduções e muito mais de Rihanna no Vagalume!