Todo cantor e banda, hoje, precisa ter pelo menos uma rede social para poder divulgar seu trabalho e ter contato com os fãs. Hoje a maioria dos artistas sabe muito bem disso e marca presença em mais de uma rede social, além de oferecer site oficial e blog ao seu público.

Porém, tão importante quanto marcar presença no mundo digital, é também estar presente no mundo real. A presença física pode trazer um diferencial e abrir portas para os artistas.

Que tal começar com um bom exemplo bem simples? Conversar com pessoas de sua vizinhança, comunidade e bairro pode dar uma força na divulgação.

Conte as novidades, fale sobre seu novo disco ou próximo show. Isso pode ajudar a divulgar o seu trabalho.

Outra dica interessante é marcar presença no show de uma banda que você admire. Parabenize pelo show, mostre sua admiração e apresente seu trabalho. É importante entender que o momento é sobre o artista e não você, então foque no carinho ao artista, em vez de ficar apenas falando sobre seu trabalho.

Para os artistas que tem um show agendado, é interessante marcar presença antes ou depois do show e conversar com todos que fazem parte deste ambiente: desde o produtor até a equipe de faxina, converse e agradeça a todos por ajudarem a realizar sua apresentação.

O mundo digital hoje é fundamental, mas a presença física é tão importante quanto e pode ajudar muito na carreira do artista.

Você é artista independente? Então, faça agora a pré-inscrição para o Prêmio Vagalume Artistas Independentes 2016!