• Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Rádio
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Ouça cinco canções clássicas dos Eagles e de Glenn Frey, morto nesta segunda-feira

    Há 1 ano da Redação

    Eagles letrasOs Eagles em 1976, com Glenn Frey de preto
    Glenn Frey, morto ontem (18) aos 67 anos, ajudou a compor boa parte dos grandes sucessos dos Eagles. Ele também tocou guitarra, teclados e fez a voz principal em muitas músicas do grupo, além de sempre contribuir com seus vocais de apoio - outro de seus grandes fortes. Abaixo mostramos cinco momentos chave na carreira desse importante músico que acaba de nos deixar

    "Take it Easy"- 1972
    Comsposta por Frey com o cantor e compositor Jackson Browne, este foi o primeiro single dos Eagles e chegou ao 12° lugar da parada americana. A música se tornaria uma das canções símbolo do quarteto (posterior quinteto) por toda sua carreira. Browne também gravou a canção em 1973, mas não a lançou como single. O clipe abaixo, gravado para a BBC em 1973, mostra como eles sabiam usar as harmonias vocais para criar arranjos de grande beleza.





    "Desperado" - 1973
    Mais até do que "Hotel California", essa balada, pode ser considerada a grande canção dos Eagles. Curiosamente ela nunca foi lançada como single, mas a sua inclusão na coletânea "Their Greatest Hits (1971–1975)" selou eternamente a sua reputação.

    Quem faz o vocal principal aqui é Don Henley, mas o piano tocado por Frey é parte fundamental da canção, escolhida como uma das melhores de todos os tempos pela edição americana da Rolling Stone.





    "New Kid In Town" - 1976
    Esse clássico do soft rock, foi o primeiro número 1 da banda a contar com os vocais principais de Frey ("One Of These Nights e "Best of My Love contam com a voz de Henley). O single anunciou a chegada do álbum "Hotel California" e vendeu mais de 500 mil cópias. O vídeo abaixo foi gravado na turnê de 1977, uma das mais famosas da banda.




    "Heartache Tonight" - 1979
    O segundo "single de ouro" da banda (eles também ganharam um de platina por "Hotel California") também tinha Frey nos vocais principais. Uma canção de pegada mais festeira, ela foi escrita por Glenn em parceria com Don Henley, o rockstar Bob Seger e o compositor JD Souther - que ajudou a compor vários sucessos da banda. "Heartache..." foi o último "número 1" dos Eagles que se separaram em 1980.





    "The Heat Is On" - 1984
    Com o final dos Eagles, Frey lançou-se em carreira solo de moderado sucesso. Dois de seus álbuns ganharam disco de ouro, mas nenhum deles passou do um 22° lugar na parada americana. Don Henley, por sua vez, lançou discos que se tornaram multiplatinados e elogiados pela crítica.

    A dançante "The Heat Is On" foi o maior sucesso de sua carreira solo, chegando ao segundo lugar na Billboard, e estourando em todo o mundo - o riff de sax da faixa é praticamente sinônimo de pop dos anos 80.

    A faixa foi composta pela dupla Harold Faltermeyer e Keith Forsey para a trilha sonora de "Um Tira Da pesada" com Eddie Murphy, um dos grandes sucessos de bilheteria de 1984, e da década de 80 como um todo.

    Comente

    Notícias, curiosidades e conteúdos exclusivos
    do Vagalume para assistir e compartilhar