• Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Rádio
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Saiba como foram os concertos que David Bowie fez no Brasil e veja trechos do show de 1990

    Há 1 ano da Redação

    David Bowie letras
    David Bowie, morto ontem aos 69 anos, esteve no Brasil pela primeira vez em 1990 quando trouxe ao país a turnê de grandes sucessos "Sound And Vision". O artista abriu o giro no Rio de Janeiro (Praça da Apotesose) e depois fez três shows em São Paulo - dois no Parque Antártica e um na extinta casa de shows Olympia.

    As apresentações não foram sem problemas. A maior delas foi a ausência do telão transparente que no exterior era parte fundamental do espetáculo. O outro percalço se deu, por incrível que pareça, pelo repertório escolhido.

    O motivo para isso é simples. Apesar de considerados grandes clássicos, os álbuns que Bowie gravou nos anos 70 nunca foram muito populares por aqui quando lançados originalmente. Dessa forma, o show, composto por canções do calibre de "Heroes", "Ziggy Stardust" ou "Rebel Rebel", foi recebido com certa apatia pelo público que, no geral, só parecia conhecer as poucas músicas gravadas depois de 1983 que estavam no repertório - quando ele ficou de fato popular.

    O cantor também parecia um tanto distante, talvez sem ânimo de cantar apenas canções antigas - na época ele disse que esta seria a última vez que ele as cantaria. Mas no final das contas, quem foi aos shows há de concordar que a experiência valeu a pena.

    David Bowie letras
    Bowie voltou ao Brasil no final de 1997 para shows no Rio, Curitiba e São Paulo. Desta vez ele estava mais à vontade cantando um repertório que mesclava novidades do recente "Earthling" com canções mais antigas e menos óbvias.

    Nestes shows foi possível notar que em plena era dos grandes relançamentos em CD, suas canções dos anos 70 já haviam se tornado mais populares por aqui e foram calorosamente aplaudidas.

    David Bowie fez outras turnês depois. A maioria delas de poucas datas, mas seu derradeiro giro - a Reality Tour de 2003 e 2004 teve 113 concertos - desde 1972 que ele não fazia tantas apresentações de uma mesma tour.

    Ele tocou na Europa, América do Norte, Ásia e Oceania, mas, infelizmente, deixou a América do Sul de fora do roteiro. Depois disso ele nunca mais faria um show só seu, apenas participações especiais.

    No vídeo abaixo é possível ver o especial de 40 minutos que a Rede Globo exibiu em 1990 com trechos do show do cantor no Rio de Janeiro. Veja!

    Comente

    Notícias, curiosidades e conteúdos exclusivos
    do Vagalume para assistir e compartilhar