Rap Hael EC é o nome artístico de Raphael Itaboray Santos, Rapper natural de Volta Redonda, RJ mas que vive em São Paulo desde os 6 anos de idade.

MC e compositor, Rap Hael EC vem se destacando no cenário nacional ao apresentar letras com conteúdo, que carregam ideias claras e coerentes, assim conseguindo passar sua mensagem com êxito ao ouvinte. Sua forma de escrita possui fortes críticas, que são recheadas de analogias e metáforas. Hael tem como ideal o lema "Esforço & Compromisso", que também será o nome de seu primeiro disco e acredita que o Rap é uma importante ferramenta de transformação social.

Sua carreira teve início em 2012, quando gravou suas primeiras músicas independentes mas foi em 2014 que começou a trabalhar em seu primeiro disco oficial que será lançado em 2016. Em 2015 Rap Hael EC lançou seu primeiro clipe "Se a Carapuça Servir" com participação de Vulto (Rivais) onde enfatiza a importância da responsabilidade que os artistas tem em relação ao que propagam para o público.

Seu lançamento recente é "Quanto Vale a Minha Liberdade" e faz parte do EP "Esforço & Compromisso" que sai nas lojas digitais no início de 2016. O próprio nome já revela a intenção da música, fazer o ouvinte se questionar sobre o valor de sua liberdade.

Infelizmente o crime é um atrativo pra muitos jovens por estar sempre de portas abertas e oferecer várias "vantagens" como retorno financeiro lucrativo, status, acesso a drogas e diversas outras coisas. Em certa fase da minha vida acabei me envolvendo um pouco nesse meio sem pensar nas consequências, simplesmente arriscava minha liberdade e vida sem pensar no que poderia acontecer comigo ou com as pessoas que amo e que me amam. Felizmente nessa fase eu estava conhecendo melhor o Rap, entendendo sua função social e começando a fazer alguns improvisos. Consequentemente me apaixonei pela cultura Hip Hop, eu já havia dançado break quando era adolescente mas acabei me distanciando e o Rap me fez voltar. Nessa época algumas músicas me faziam refletir muito sobre o que estava vivendo, músicas como a "Como Vai Seu Mundo" do Dexter, sem falar em Racionais e em muitos outros que são uma escola também.

A arte me mostrou que o caminho que eu tava seguindo não era o melhor pra mim e que eu poderia escolher outro, se eu quisesse! E algum tempo depois, quando decidi que o que queria pra minha vida de fato era ser um MC senti a necessidade de passar essa experiência vivida, juntamente com os conselhos que recebi, a todos aqueles que também precisam ou irão precisar um dia. "A arte liberta e o Rap nesse mundão louco trabalha como mensageiro de Deus."

Assista ao clipe de "Quanto Vale a Minha Liberdade":





Confira mais notícias e novidades do mundo da música no Vagalume!