O Coldplay é hoje uma das maiores bandas do mundo, vendendo milhões de cópias de seus discos e singles e lotando estádios para seus shows. O quarteto formado por Chris Martin (vocais e piano), Jonny Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria) já vendeu mais de 100 milhões de álbuns pelo mundo.

Recentemente, os ingleses lançaram seu sétimo disco, "A Head Full Of Dreams", mais um sucesso de público e que tem uma turnê mundial pela frente. O Vagalume reuniu todos os álbuns para os fãs lembrarem de toda a carreira da banda.

Veja a seguir:

Parachutes (2000)
Coldplay
Coldplay Parachutes
O Coldplay não demorou para virar um sucesso mundial. Logo em seu primeiro disco, a banda lançou algumas das melhores músicas de sua carreira e que conquistou fãs pelo mundo.

"Parachutes" conta com os hits "Yellow" e "Trouble", mas traz outras grandes canções, algumas favoritas de muitos fãs dos ingleses. Entre elas, o rock alternativo de "Shiver" e a balada "Everything's Not Lost".

O grande sucesso do disco é a música "Yellow", que até hoje é tocada nos shows da banda. "Parachutes" chegou ao topo da parada britânica e ganhou premiações importantes como o Grammy (melhor disco de música alternativa) e o Brit Awards (melhor disco).

A Rush of Blood to the Head (2002)
Coldplay
Coldplay A Rush of Blood to the Head
Raramente uma banda consegue lançar um disco tão bom quanto o de estreia, ainda mais quanto este é sucesso pelo mundo. Mais do que manter a qualidade, para muitos fãs o Coldplay superou o seu primeiro trabalho de estúdio com o lançamento de "A Rush of Blood to the Head".

E com uma tracklist que traz músicas como "In My Place", "Clocks" e "The Scientist" dá para entender porque esse é considerado o melhor disco da carreira do Coldplay. Sobre os sucessos desse disco, uma curiosidade: "In My Place" foi a primeira música gravada para o segundo disco dos ingleses e "Clocks" foi a última, quase ficando de fora do álbum.

Para quem não conhece todas as músicas de "A Rush of Blood to the Head", algumas das melhores baladas estão neste disco. Os destaques são "Green Eyes", "Warning Sign" e a canção que encerra o disco, "Amsterdam".

X&Y (2005)
Coldplay
Coldplay X&Y
Os fãs de Coldplay certamente ficaram felizes quando a banda lançou o seu terceiro disco. "X&Y" traz os ingleses inspirados e conta com algumas das melhores canções da carreira do quarteto.

O primeiro single, "Speed Of Sound", traz o rock alternativo que levou os ingleses ao topo das paradas pelo mundo. Mas, o grande sucesso de "X&Y" veio com sua segunda música de trabalho, "Fix You", uma das melhores composições da carreira do Coldplay.

A banda lançou outros singles que merecem ser destacados. As faixas "The Hardest Part" e "Talk" podem não ter alcançado o topo das paradas, mas são algumas das preferidas dos fãs no terceiro disco dos ingleses.

Viva la Vida or Death and All His Friends (2008)
Coldplay
Coldplay Viva La Vida
Com o lançamento de seu quarto álbum, o Coldplay virou um dos maiores artistas do planeta. Com "Viva la Vida or Death and All His Friends", a banda teve o disco mais vendido no ano que foi lançado.

Sucesso de crítica e público, o álbum traz um Colplay diferente dos discos anteriores, experimentando novas sonoridades em cada música. O álbum foi o primeiro dos ingleses a ser produzido por Brian Eno, famoso por seu trabalho com o U2.

O grande hit do disco, a música "Viva La Vida", é também um dos grandes sucessos da carreira da banda. Com esse álbum, pela primeira vez o Coldplay chegou ao primeiro lugar entre os discos mais vendidos no Reino Unidos e nos Estados Unidos.

A turnê "Viva La Vida" é a primeira da banda feita em grandes estádios. Com shows lotados e milhares de fãs cantando seus sucessos, os ingleses deixar de ser uma das melhores bandas de rock alternativo para se tornar uma das maiores bandas do mundo.

Mylo Xyloto (2011)
Coldplay
Coldplay Mylo Xyloto
O Coldplay se aproxima da música pop com o quinto disco de sua carreira. "Mylo Xyloto" é um disco que conta uma história com suas músicas, trazendo algumas das melhores composições da carreira da banda.

Os destaques desse álbum são as músicas "Paradise" e "Charlie Brown, que resumem bem a sonoridade deste trabalho, o rock alternativo da banda com elementos da música pop. Este é o segundo trabalho da banda com Brian Eno na produção.

O disco deixou alguns fãs do Coldplay preocupados com a presença da cantora Rihanna. Porém, a faixa "Princess Of China (feat. Rihanna)" acabou agradando até alguns dos seguidores mais exigentes dos ingleses.

As músicas de "Mylo Xyloto" são para cima e ideais para os shows da banda, cada vez mais bem produzidos e com mais efeitos especiais de luzes, cores e fogos de artifício.

Ghost Stories (2014)
Coldplay
Coldplay Ghost Stories
O disco mais calmo e com algumas das letras mais pessoais do vocalista Chris Martin, "Ghost Stories" é o único trabalho da banda que não teve uma turnê. Ao lançar o álbum, a banda deixou claro que pretendia fazer shows mas com seu próximo álbum, que não iria demorar para sair.

O sexto disco da carreira dos ingleses surpreendeu os fãs inicialmente com o lançamento do single promocional, "Midnight", com uma sonoridade bem diferente dos trabalhos anteriores. Apostando em uma produção mais minimalista, mas não deixando sua qualidade melódica de lado, o Coldplay agradou os fãs com "Magic", primeira música de trabalho de "Ghost Stories".

Outro sucesso do disco é a parceria da banda com o Dj Avicii na faixa "A Sky Full Of Stars". Os outros singles do álbum são as canções "True Love" e "Ink".

"Ghost Stories" traz algumas músicas que merecem ser escutas pelos fãs da banda. Destaque para as românticas "Always In My Head" e "", que encerra o disco.

A Head Full Of Dreams (2015)
Coldplay
Coldplay A Head Full Of Dreams
O Coldplay cumpriu o que havia dito em entrevistas para os fãs e não demorou para lançar seu sétimo disco. Pouco mais de um ano depois do lançamento de "Ghost Stories", a banda presenteou os fãs com "A Head Full Of Dreams".

Nesse trabalho a banda retorna ao estilo que apresentou em "Mylo Xyloto", com músicas mais alegres e com uma produção mais trabalhada. Em uma nova aproximação com a música pop, sem perder sua identidade, os ingleses trabalharam com o duo de produtores Stargate, famoso por seu trabalho com artistas como Rihanna, entre outros.

"A Head Full Of Dreams" é o disco com mais participações do Coldplay. O destaque vai para Beyoncé, que faz o backing vocal da canção "Up&Up" e canta na música "Hymn for the Weekend (Feat. Beyoncé)".

A banda lançou como primeira música de trabalho a dançante "Adventure Of A Lifetime", mas outras canções merecem destaque. A balada "Everglow" e as canções "Amazing Day e "Up&Up" são algumas das melhores deste disco.