Em 2011, com apenas 17 anos, James McVey decidiu que queria formar uma banda. Um dia, assistindo à covers no Youtube, o britânico se deparou com uma versão de Brad Simpson do sucesso "Lego House", de Ed Sheeran, e foi aí o início de tudo.

"Nós começamos a nos falar pelas redes sociais e escrever músicas juntos através do Skype", declarou McVey durante uma entrevista recente. Foi também através do Youtube que a dupla encontrou o baterista Tristan Evans, e com a ajuda de amigos em comum, a banda estava completa após o trio ser introduzido ao baixista Connor Ball.

Juntos, o quarteto começou a publicar covers de músicas populares, como hits do One Direction e Taylor Swift, o que chamou a atenção da gravadora britânica Mercury Records. No final de 2012, os garotos assinaram contrato com a companhia, e já acumulavam vários fãs pela internet.



Com uma melodia simples e refrão chiclete, a primeira música liberada pelo grupo foi "Wild Heart"; o vídeo da faixa foi visto quase 50 mil vezes em dois dias, preparando a banda para o sucesso que viria com o primeiro single oficial como The Vamps.

"Meet The Vamps"

The Vamps
The Vamps Meet the Vamps
"Can We Dance" deu ao quarteto o primeiro gosto do sucesso; a música de trabalho de estreia dos meninos chegou ao segundo lugar da parada britânica de singles após seu lançamento, dando bastante visibilidade à banda, que a partir daí passou a viajar em turnê com nomes de peso no Reino Unido, como o McFly, o The Wanted e, mais tarde, Selena Gomez e Taylor Swift.

O segundo single, "Wild Heart", também teve bastante impacto, estreando no terceiro lugar da Official Charts e ganhando uma versão acústica em parceria com Pixie Lott (o que iniciou uma tradição de relançar singles com colaborações; Demi Lovato e Shawn Mendes aparecem nas regravações de "Somebody To You" e "Oh Cecilia (Breaking My Heart)").



O lançamento do álbum de estreia do grupo, "Meet The Vamps", foi recebido com sucesso. O material chegou ao top 3 britânico e australiano, e ao top 40 dos Estados Unidos.

O estilo da banda é frequentemente definido pelo vocalista Brad como "guitar driven indie pop", ou indie pop com influências acústicas, e a pegada folk pop os levou a participar de grandes festivais, como o BBC Big Weekend em 2014, fazendo seu público crescer ainda mais.

"Wake Up"
The Vamps


Depois de participar de inúmeros festivais e serem reconhecidos em premiações diversas, o quarteto saiu em turnê pela primeira vez em 2014 como artistas principais, e encontraram arenas lotadas ao redor do Reino Unido os esperando. Com isto, ficou fácil começar a divulgação do segundo disco.

A sonoridade mudou do estilo acústico para um pop mais focado em sintetizadores e batidas fortes, mas a mesma fórmula foi usada pelos garotos para a criação de "Wake Up", que chega às lojas em 27 de novembro.



E o trabalho da banda não para por aí: além de anunciar uma turnê mundial para 2016 (que passa por São Paulo em maio), o grupo revelou recentemente que abriram sua própria gravadora, ainda sem nome, para ajudar outros artistas novos a se divulgarem pelo mundo, como o The Tide, que abre os shows dos Vamps atualmente.

Com muito trabalho e bom humor, a banda vai abrindo espaço na indústria musical, priorizando a amizade e a diversão enquanto trazem algo diferente para sua geração.



Fique ligado no Vagalume para muito mais sobre o The Vamps!