Justin Bieber (acima) ganhou cinco troféus no European Music Awards 2015 e se tornou o maior vencedor da história do prêmio, que é entregue anualmente pela divisão europeia da MTV.

O EMA celebra os melhores do ano no mundo da música pop e os vencedores são escolhidos por votação popular. A brasileira Anitta também foi premiada. A cantora ganhou na categoria "worldwide act" da América Latina e também na específica para artistas brasileiros.

Bieber levou os "Gongs" de melhor artista masculino, o de melhor visual e foi o "worldwide act" da América do Norte. Os seus fãs também foram lembrados e ele ainda ganhou uma parte do troféu de melhor colaboração, por sua participação em "Where Are You Now?", gravada com o Jack Ü (o projeto dos DJs Diplo e Skrillex).

Ed Sheeran
Os outros grandes vencedores da noite foram Ed Sheeran (ao lado) e Shawn Mendes que ganharam dois troféus cada. Sheeran foi lembrado por suas performances no palco. O inglês foi escolhido o melhor artista ao vivo e o que teve a melhor participação no World Stage da MTV por sua apresentação no V, o popular festival britânico, do ano passado.

Mendes, por sua vez, ganhou os troféus que eram dedicados às revelações de 2015. Ele levou para casa o Gong de melhor artista novo e também o "Push".

Mais nove artistas ganharam um Gong cada. "Bad Blood" de Taylor Swift ganhou como melhor música, Rihanna foi a artista feminina, One Direction o prêmio de pop, Lana Del Rey o de artista de música alternativa e o Coldplay o de rock.

Nicki Minaj ganhou em hip-hop, Martin Garrix em música eletrônica, o Duran Duran fora escolhidos para receber o prêmio especial dedicado aos "visionários" do mundo da música e "Downtown" de Macklemore & Lewis foi o melhor vídeo.

Gostou dos vencedores? Comente e ouça o som de todos eles aqui no Vagalume!