Os mais recentes discos de Florence + The Machine (foto), Jamie xx, Wolf Alice e Aphex Twin estão entre os 12 indicados ao Mercury Prize, a premiação que anualmente contempla o melhor álbum feito por um artista britânico.

Como já se tornou costume, vários álbuns pouco conhecidos acabaram sendo lembrados pelo júri. Entre as surpresas estão os trabalhos de estreia das cantoras ESKA e SOAK, esta uma irlandesa de apenas 18 anos.

Entre os veteranos também tivemos algumas escolhas inesperadas, como "Matador", o segundo disco solo de Gaz Coombes (que foi o vocalista do Supergrass) e "Hairless Toys" de Roisin Murphy (que fez parte do Moloko).

Os outros indicados ao prêmio foram: "At Least For Now" de Benjamin Clementine, "Architect" de C Duncan, "Shedding Skin" do rapper Ghostpoet e "Are You Satisfied?" dos Slaves.

A lista também deixou de fora álbuns que eram tidos como presenças certas entre os indicados como "What Went Down" dos Foals e "Get To Heaven" do Everything Everything.

O vencedor do prêmio levará para casa um troféu e um prêmio em dinheiro de aproximadamente R$ 120 mil e será conhecido no dia 20 de novembro. O vencedor do ano passado foi "Dead", o disco de estreia do grupo de hip hop Young Fathers.

Se ligue nas Noticias do Vagalume e fique por dentro dos discos mais elogiados de 2015!