Nick Jonas nasceu em 16 de setembro de 1992 em Dallas, no Texas, e desde muito pequeno adquiriu amor pela música e a arte. Quando criança, o americano atuou em produções da Broadway, e no início da adolescência gravou um disco solo com foco no mercado gospel.

O álbum não chegou a ser comercializado oficialmente, mas gerou o interesse de seus irmãos Joe e Kevin pela música, instigando os garotos a escreverem sua primeira música juntos, "Please Be Mine".

Como parte dos Jonas Brothers, Nick alcançou mega sucesso internacional, lotando estádios ao redor do mundo e tornando-se um dos maiores ídolos adolescentes dos anos 2000.

Atualmente, após idas e vindas como integrante da banda, o cantor se encontrou na indústria musical como artista solo, promovendo uma imagem e sonoridade diferentes do que apresentava ao público há alguns anos.

Para comemorar o aniversário de 23 anos do artista, acompanhe a evolução de sua carreira através de performances ao vivo:

Disco solo "Nicholas Jonas" (2004)


"Dear God" foi a música que levou o cantor pela primeira vez a programas de televisão e eventos grandes, e fazia parte do álbum que levou seu nome. Aqui, o americano começou a se arriscar no mundo da música, e se apresentava como artista gospel.



Início do Jonas Brothers (2005)


Inicialmente como "Sons Of Jonas", Nick e seus irmãos apostaram numa sonoridade pop rock para promover a banda recém formada, depois que executivos da gravadora Columbia Records demonstraram mais interesse no cantor ao lado de Joe e Kevin. O primeiro álbum não fez muito barulho, mas a associação com a Disney a partir do segundo disco mudou tudo para o trio americano.

Como Jonas Brothers, os garotos quebraram recordes de audiência na televisão, partiram corações de adolescentes por toda a parte, lotaram arenas e estádios mundialmente, foram indicados a Grammys e venderam milhões de álbuns e singles, com hits como "S.O.S.", "When You Look Me In The Eyes", "Burnin' Up" e "Fly With Me".



Nick Jonas and The Administration (2010)
nick jonas animated GIF

Apesar do sucesso, Nick sentiu, no ápice da popularidade dos Jonas Brothers, que devia dar uma pausa no grupo para se focar em um projeto solo. O cantor treinou suas habilidades na guitarra e deixou o pop rock de lado para mergulhar numa sonoridade mais voltada ao blues e R&B.

Com a ajuda dos músicos que auxiliaram Prince em turnê, o cantor formou o "The Administration", e lançou o hit "Who I Am". O disco, de mesmo nome, não agradou tanto o público em geral, vendendo pouco mais de 100 mil unidades em sua semana de lançamento. Mesmo assim, o material foi divulgado ao redor do mundo pelo artista.



Retorno dos Jonas Brothers (2012)


Repaginados e com saudades dos shows lotados, os irmãos anunciaram o retorno em 2012, começando uma turnê pelos Estados Unidos para apresentar o material novo. Kevin já casado e Joe com a carreira solo empacada, parecia certo voltar a tocar em conjunto, e singles como "Pom Poms" e "First Time" foram lançados, trazendo um som totalmente diferente do "antigo" JB.

No entanto, o trio não encontrou a recepção que esperava, e poucos dias antes de iniciar uma turnê mundial (e semanas antes de lançar o quinto álbum "V"), Nick decidiu que não queria mais fazer parte da banda. O término do grupo foi anunciado em outubro de 2013, e abriu espaço para que a carreira solo do americano fosse seu foco principal novamente.



Carreira solo (2014)


Depois de sumir dos holofotes por um tempo para criar material inédito, Nick apareceu na metade de 2014 com o single "Chains", divulgado como uma "amostra" do que os fãs poderiam esperar de sua nova fase. E a mudança deu certo. Apostando na imagem mais madura e som mais voltado para o urban pop e R&B, Nick encontrou um público diferente e se tornou uma das sensações do último ano.

Sua carreira tomou proporções ainda maiores após o hit "Jealous", que agradou grandes nomes como Rihanna e levou seu primeiro álbum totalmente solo ao top 5 da Billboard. Com o lançamento recente da dançante "Levels", que continua subindo nas paradas, tudo indica que essa fase da carreira do artista durará por bastante tempo.



Comemore o aniversário de Nick Jonas acessando suas letras e traduções aqui no Vagalume!