"Teenage Dream", o segundo álbum de estúdio da cantora americana Katy Perry, chegou às lojas do mundo todo em 24 de agosto de 2010, já predestinado ao sucesso.

Dois singles já haviam sido lançados para divulgar o disco, e ambos alcançaram o topo da parada de singles norte-americana, a Billboard Hot 100. "California Gurls (feat. Snoop Dogg)" e "Teenage Dream" marcaram apenas o início do fenômeno que igualou e quebrou recordes, além de elevar a carreira da morena a níveis inesperados.

O álbum, composto de 12 faixas em sua edição padrão, contou com colaboração de Snoop Dogg, Max Martin, Ryan Tedder, Dr. Luke, Bonnie McKee e Ester Dean, entre outros, e inclui participação da americana na composição de todas as canções.

Para comemorar os cinco anos de "Teenage Dream", relembre as conquistas e sucessos do disco a seguir:

Os singles número um

"California Gurls (feat. Snoop Dogg)"

O carro-chefe do álbum foi lançado em 7 de maio de 2010 às pressas após cair na rede, e já deu início à campanha com um estrondo. Vendendo 294 mil unidades em sua semana de lançamento, a parceria com Snoop Dogg estreou em segundo lugar da Hot 100. Duas semanas depois, a canção atingiu o topo da parada.

"Teenage Dream"

A faixa título do disco chegou ao topo da Hot 100 em 18 de setembro de 2010, e ganhou certificado de sete vezes platina nos Estados Unidos. Depois de ser reescrita e repensada inúmeras vezes por Perry, Bonnie McKee, Dr. Luke e Max Martin, a canção foi eleita este ano, pela Rolling Stone, a segunda melhor música desta década.

"Firework"

Provavelmente o single mais memorável do material, a balada de encorajamento ao amor próprio foi o terceiro número um da era, e com 6.8 milhões de cópias vendidas, era a faixa mais popular da morena nos Estados Unidos antes do hit "Dark Horse (Feat. Juicy J)", do álbum "Prism".

"E.T. (feat. Kanye West)"

Apoiado por um remix de Kanye West, o quarto single número um do álbum abriu o ano de 2011 com o pé direito para a cantora. A colaboração passou cinco semanas não consecutivas no topo, e recebeu certificado de cinco vezes platina nos Estados Unidos.

"Last Friday Night (T.G.I.F.)"

O último número um da campanha foi também o passo final para que a cantora fizesse história. Assistida por Kenny G, Darren Criss, o Hanson e Rebecca Black no hilário clipe, a americana chegou mais uma vez ao topo da Billboard e se tornou a primeira artista feminina a emplacar cinco singles número um de um mesmo álbum na parada.

"The Complete Confection" e Outros Sucessos
Katy Perry


O único single de "Teenage Dream" a não figurar na primeira posição da Hot 100 foi, ironicamente, "The One That Got Away" ("Aquele Que Escapou"); mesmo assim, a canção foi um sucesso, e alcançou o terceiro lugar na parada.

Logo depois, a morena anunciou o relançamento do disco, intitulado "The Complete Confection". O novo disco trouxe três canções inéditas - duas delas foram escolhidas como músicas de trabalho do material: "Part Of Me" e a balada "Wide Awake", que marcaram o término do casamento da artista com o ator e comediante Russell Brand.

Conquistas do Álbum

· Indicado a seis prêmios Grammy, incluindo "Álbum do Ano" em 2011;

· Recebeu um "American Music Awards " honorário, o "Special Achievement Award" por ter emplacado cinco singles no topo da Billboard Hot 100;

· Foi número um na parada de 9 países, incluindo o Reino Unido e os Estados Unidos;

· O único álbum de uma artista feminina com cinco singles número um; o segundo de todos os tempos, igualado a "Bad", de Michael Jackson, lançado em 1987;

· Um dos únicos três discos na história a emplacar oito singles no topo da Hot 100 e o único álbum a ter nove canções no topo da Billboard Hot Dance Club Songs, quebrando o recorde de Beyoncé com "I Am... Sasha Fierce", de 2008;

· Passou exatamente 28 semanas no topo da parada norte-americana com todos os singles de "Teenage Dream".

Parabéns, KatyCats! E que venham mais sucessos!



Comemore os cinco anos de "Teenage Dream" na página de Katy Perry no Vagalume!