Há exatamente um ano, Taylor Swift surpreendia o mundo (e o convidava para "deixar os 'haters' para lá") com o lançamento de "Shake It Off", o carro-chefe de seu quinto álbum de estúdio, que significava, na época, um risco sem precedentes na carreira da cantora.

A dançante resposta aos críticos da loira, que se calaram após a escalada da música para o topo da Billboard Hot 100 em sua semana de lançamento, marcou a mudança para o pop que transformou a carreira da artista e a consolidou em "1989", álbum mais popular do último ano.

Para selar o sucesso da música, no entanto, foi necessário o divertido clipe, que sob a direção de Mark Romanek deu vida à mensagem e intenção principais da americana: ela não se encaixa em nenhum molde proposto pela mídia.

Depois de um bilhão de visualizações em menos de um ano, fica claro que o público entendeu a mensagem (e aproveitou para dançar ao som "desta batida irada").

O Tema

Composto de expressões artísticas variadas, o vídeo foi criado como uma sátira, brincando com vários tipos de estereótipos e clichês bastante explorados no cenário musical e a ideia de que a cantora não se dá bem tentando fazer parte de nenhum grupo.

"Foi muito divertido. Eu acordava todos os dias de gravações e mal podia esperar para chegar ao set", declarou Swift na época, que filmou a produção durante três dias em Los Angeles.

Conquistas

Na semana passada, o clipe recebeu o VEVO 10x Certified, acumulando mais de um bilhão de visualizações na plataforma de vídeos musicais. Taylor é a segunda artista na história a atingir a marca, tendo alcançado igual sucesso com "Blank Space", do mesmo álbum.

A canção foi certificada sete vezes platina nos Estados Unidos, e soma, ao redor do mundo, quase dez milhões de vendas.

O vídeo ainda ganhou um "Billboard Music Awards" neste ano na categoria "Top Streaming Video", e apareceu por três vezes na edição deste ano do Grammy ao concorrer nas categorias "Canção do Ano", "Gravação do Ano" e "Melhor Performance Solo de Pop". Tudo isso, e ainda recebeu o prêmio de "Música do Ano" no iHeartRadio Awards.

Vestida de líder de torcida, até uma estátua de cera de Swift foi criada em homenagem ao clipe. O set do vídeo foi recriado ao redor da escultura, que está exposta em Los Angeles.



Relembre o hit a seguir:



Comemore os sucessos de Taylor Swift aqui no Vagalume!