Considerada a Rainha do Pop, Madonna completa neste domingo 57 anos. Ao longo de sua carreira, a cantora lançou grandes sucessos, criou tendências e influenciou artistas de todo o mundo.

A americana também chamou bastante atenção com suas produções musicais, que geraram controvérsias pela sua ousadia. No entanto, isso não impediu de a loira continuar com sua marca registrada. Seus clipes ainda são tão importantes quanto as músicas e vários deles entram em qualquer lista de vídeos mais inovadores e importantes já realizados..

Confira a seguir os clipes de sucessos das diferentes fases da carreira da artista dos anos 80 até os dias de hoje:

01. "Borderline" (1983)

O clipe da canção, dirigido por Mary Lambert, já mostrava o interesse da artista de mostrar novas formas artísticas. No vídeo, a cantora levanta a questão de se relacionar com um homem branco e um rapaz latino. Na época, a produção ganhou bastante atenção da crítica por abordar este tema.



02. "Like A Virgin" (1984)

A faixa é um dos maiores sucessos da estrela e a canção dá título ao álbum mais marcante de sua carreira, chegando a vender mais de 20 milhões de cópias. O vídeo de "Like A Virgin" traz direção de Mary Lambert e foi gravado nas cidades de Nova Iorque, nos EUA, e Veneza, na Itália. A produção mostra a artista em busca de seu pretendente enquanto apresenta uma dança provocativa e bem sensual.



03. "Material Girl" (1984)

Novamente dirigido por Mary Lambert, o clipe foi inspirado no filme "Os Homens Preferem As Loiras", protagonizado por Marilyn Monroe, a quem a cantora admirava. No longa, Marilyn cantava "Diamonds Are A Girl's Best Friend" e em seu vídeo, Madonna reproduz a cena da performance desta faixa, interpretando uma mulher em busca de um homem que lhe desse todas as joias que ela quisesse.



04. "Papa Don't Preach" (1986)

Com direção de James Foley, o vídeo mostra a cantora enfrentando o seu pai rigoroso, revelando sua gravidez indesejada e condição de mãe solteira.



05. "Like A Prayer" (1989)

Dirigido por Mary Lambert, o clipe de "Like A Prayer" causou polêmica e reclamações do Vaticano. No vídeo, a rainha do pop reza para um santo negro (São Martinho de Porres), beija a imagem, que chora e ganha vida. Muitos criticaram a artista por retratar a imagem de São Martinho de Porres como uma versão negra de Jesus.



06. "Express Yourself" (1989)

O clipe de "Express Yourself" contou com direção de David Fincher e foi um dos mais caros feitos na época (US$ 5 milhões). Inspirada no filme alemão "Metrópolis", a cantora interpreta uma mulher masoquista e cheia de glamour, que utiliza seu poder feminino para escolher o seu par.



07. "Oh Father" (1989)

Em preto e branco, o clipe foi dirigido por David Fincher, e nele a cantora retrata uma mulher que perdeu sua mãe e sofreu abusos por parte do pai.



08. "Vogue" (1990)

Lançado há 25 anos, o clipe de "Vogue" é um dos mais lembrados da artista e traz direção de David Fincher. A produção conta com uma coreografia inspirada em uma dança apresentada por gays nas discotecas, chamada "Voguing".



09. "Justify My Love" (1990)

O clipe causou tanta polêmica pelo seu conteúdo sexual, que chegou a ser censurado da MTV americana na época. O vídeo, em preto e branco, mostra a artista em momentos íntimos com o seu parceiro.



10. "Bad Girl" (1992)

Com direção de David Fincher e inspirado no filme "Looking For Mr. Goodbar", o clipe mostra a cantora interpretando uma mulher infeliz, que afoga suas mágoas com cigarros, bebidas e se relacionando com diversos homens.



11. "Bedtime Story" (1995)

O vídeo foi considerado um dos mais artísticos da cantora na época, além de um dos mais caros também. A produção foi dirigida por Mark Romanek e inspirada em pinturas surrealistas de artistas como Leonora Carrington, Remedios Varo e Frida Khalo.



12. "Frozen" (1998)

Dirigido por Chris Cunningham, o clipe foi gravado no deserto de Mojave-Califórnia e mostra um lado mais melancólico da cantora. Madonna aparece vestida de toda de preto, interpretando uma mulher infeliz e angustiada. A produção foi inspirada no filme "O Paciente Inglês".



13. "Ray Of Light" (1998)

Para o novo trabalho, a artista buscou trabalhar com diretores diferentes. No clipe de "Ray Of Light", a loira escolheu Jonas Åkerlund como responsável pela direção da filmagem. O vídeo se inicia com o nascer do sol e mostra uma sequência de imagens da vida cotidiana das pessoas enquanto são apresentadas cenas de Madonna dançando em uma boate.



14. "Music" (2000)

Novamente dirigido por Jonas Åkerlund, a produção de "Music" traz participações da atriz Debi Mazar, da cantora Niki Haris e do comediante Sacha Baron Cohen. O vídeo mostra Madonna e o trio dentro de uma limousine indo para um clube de stripper, mas chegando lá um de seus companheiros é barrado. Logo, a artista é transformada em um desenho que tem super-poderes.



15. "American Life" (2003)

Há duas versões para este vídeo, a original causou grande polêmica já que foi lançada quando iniciou a Guerra do Iraque e a produção mostrava imagens de soldados americanos maltratando prisioneiros e carregando alguns corpos mutilados. No entanto, a cantora resolveu lançar uma nova versão do vídeo em respeito aos soldados que estavam lutando na guerra. No segundo clipe, a artista aparece cantando em um cenário que mostra bandeiras de diversos países.



16. "Hung Up" (2005)

Com uma vibe dos anos 70, a cantora mostra sua boa forma e habilidades na dança no clipe do sucesso "Hung Up". A produção foi dirigida pelo sueco Johan Renck.



17. "Sorry" (2005)

O clipe de "Sorry" traz direção do coreógrafo Jamie King e conta com a maioria dos bailarinos que participaram do vídeo de "Hung Up". A produção mostra a cantora passeando em uma van pelas ruas de Londres enquanto são apresentadas cenas da estrela dançando.



18. "4 Minutes (feat. Justin Timberlake, Timbaland)" (2008)

Com direção do francês Jonas & François, o clipe do sucesso "4 Minutes (feat. Justin Timberlake, Timbaland)" conta com participações de Justin Timberlake e Timbaland. A produção mostra Madonna e o cantor fugindo de uma tela preta grande que acaba com tudo pelo caminho. O vídeo ainda apresenta cenas dos músicos dançando juntos.



19 "Girl Gone Wild" (2012)

O polêmico clipe de "Girl Gone Wild" lembrou a fase "Erotica" da cantora e o vídeo de "Justify My Love", já que explora novamente o tema do erotismo. A produção foi dirigida pelos irmãos Mert Alas e Marcus Piggott.



20. "Bitch I'm Madonna (feat. Nicki Minaj)" (2015)

Um dos clipes mais recentes da americana, "Bitch I'm Madonna (feat. Nicki Minaj)" chamou bastante atenção pelas participações especiais no vídeo, que incluem aparições de Beyoncé, Katy Perry, Miley Cyrus, Nicki Minaj, Kanye West, Diplo, entre muitos outros.



Veja letras, traduções e muito mais de Madonna no Vagalume!