O cantor e músico Renato Ladeira morreu por volta das 23h de ontem (12). A informação foi postada em sua página do Facebook. De acordo com a esposa Patricia Andrade Ladeira, ele foi vítima de um parada cardiorrespiratória.

Ladeira era filho da atriz Renata Fronzi e do radialista Cesar Ladeira, e fez o parte de dois nomes importantes do rock brasileiro. Em 1965 ele formou o A Bolha (na época The Bubbles) que se tornaria uma das principais bandas do país na década seguinte com sua mistura de rock progressivo, hard rock e pop.

Herva Doce
Herva Doce O Herva Doce com Renato Ladeira (de barba)
A popularidade mesmo viria na década seguinte com o Herva Doce, um dos primeiros grupos da "geração 80" a chegar às rádios e programas de televisão. A banda fez sucesso com suas versões para hits da jovem guarda como "Erva Venenosa" e "O Pica Pau" e canções próprias como "Bip Bip". O maior sucesso da banda chegaria em 1985 com "Amante Profissional", que se tornou um dos maiores hits radiofônicos daquele ano.

O Herva Doce chegou ao final em 1986. O último lançamento da banda foi um compacto promocional que trazia uma parceria de Ladeira com Cazuza que não chamou a atenção de público e mídia. Quando foi gravada com novo arranjo pelo cantor e letrista, a música, "Faz Parte do Meu Show", acabou se tornando um dos grandes clássicos da música brasileira moderna.

Ladeira, que tinha 63 anos, seguiu trabalhando com música, nos anos seguintes, mas nos bastidores. Na década passada ele voltou a reunir o A Bolha para uma série de shows e a gravação de um disco.

Ouça "Amante Profissional" com o "Herva Doce"