Falar sobre K-pop, que é o pop sul-coreano, não se resume apenas no rapper Psy com o hit "Gangnam Style". É fato que o músico ajudou a popularização do estilo no mundo, mas há muitos outros grupos a serem destacados.

Com uma super produção, músicas dançantes e com coreografias bem elaboradas, o K-Pop surgiu nos anos 90 e desde então vem cada vez mais ganhando destaque no cenário musical. As canções misturam diversos gêneros desde música eletrônica, hip-hop até R&B.

Conheça 10 dos grandes artistas de K-Pop:

01. Super Junior

Formado inicialmente por 13 integrantes, o Super Junior não se destaca apenas pela música, dança e seu grande número de membros, mas também pelas suas participações em programas de rádio e TV. O grupo acumula diversos sucessos, entre ele estão "Sorry Sorry", "Bonamana", "Mr. Simple", "Mamacita" e muitos outros. Os rapazes já estiveram em solo brasileiro em abril de 2013 e, este ano, eles comemoram 10 anos de carreira.



02. Bigbang

O Bigbang é um dos maiores grupos de K-pop da atualidade. Formado por G-Dragon, T.O.P, Taeyang, Daesung e Seungri, o quinteto já recebeu o prêmio de "Melhor Artista Internacional" no MTV EMA 2011, vencendo de nomes como Britney Spears. Os grandes sucessos dos sul-coreanos incluem "Fantastic Baby", "Bad Boy", "Monster", "Haru Haru", entre muitos outros.



03. Girls Generation

Inicialmente, as garotas do Girls Generation eram formadas por nove integrantes, mas infelizmente foi anunciada a saída de Jessica Jung, em setembro de 2014. Apesar disso, juntas, as meninas conseguiram bastante destaques e são consideradas uma das maiores girlbands do K-pop. Ao longo de sua carreira, o grupo já lançou grandes hits como "Gee", "I Got a Boy", "Run Devil Run", "The Boys", "Mr. Mr.", entre muitos outros.



04. TVXQ

O grupo começou como um quinteto formado por Jaejoong, Junsu, Yoochun, Yunho e Changmin, mas hoje apenas os dois últimos integrantes citados permanecem no grupo. Os outros três acabaram formando o grupo JYJ. O TVXQ é um dos artistas mais bem-sucedidos da Ásia e já lançaram os sucessos "Stand By U", "Summer Dream", "Keep Your Head Down", "Mirotic", entre outros.



05. SHINee

Onew, Jonghyun, Key, Minho e Taemin formam o grupo SHINee. O quinteto chama atenção por sua coreografia sincronizada e bastante elaborada. Entre os hits dos rapazes destacam-se "Stand By Me", "Ring Ding Dong", "Lucifer", "Why So Serious?", e muitos outros.



06. BoA

BoA Kwon alcançou um enorme sucesso em sua carreira que ela é considerada a "Rainha do K-pop". A cantora foi a primeira artista sul-coreana a lançar um álbum de estreia em japonês na terra do sol nascente, popularizando o K-Pop no Japão. Além desta conquista, a artista conseguiu muitas outras e acumula um vasto número de sucessos, como "Eat You Up", "Masayume Chasing (Full Version)", "Everlasting", "Only One", entre outros.



07. 2NE1

Uma das girlbands de grandes nomes do K-Pop, o 2NE1 é formado por CL, Minzy, Dara e Bom. As músicas das garotas são mais voltadas aos gêneros hip-hop, R&B e eletro pop. O quarteto já chegou a trabalhar com will.i.am nas faixas "Take The World On" e "Getting Dumb (Feat. apl.de.ap, 2NE1)". O grupo também já lançou grandes hits em sua carreira como "I Am The Best", "I Love You", "Falling In Love", "Gotta Be You", "Come Back Home", e outros.



08. EXO

O grupo é formado originalmente por 12 integrantes, divididos em dois subgrupos, EXO-K e EXO-M, que promovem seu trabalho simultaneamente na Coreia do Sul e China, respectivamente. Apesar das saídas conturbadas dos membros Kris, Luhan e Tao, isso não impediu os fãs de continuarem a apoiar os meninos. Os rapazes tem um grande espaço no cenário K-Pop e já coleciona grandes hits como "Wolf", "Xoxo", "Growl", "Call Me Baby" e muito mais.



09. 2PM

O grupo 2PM é composto por Jun. K, Nichkhun, Taecyeon, Wooyoung, Junho e Chansung e tem um estilo R&B pop, dance e hip-hop. Em sua estreia com a faixa "10 Out Of 10", os rapazes apresentaram suas danças acrobáticas. Os hits que o grupo possui incluem "Hands Up", "Cabi Song (romaji)", "Again And Again". Em 2010, foi anunciada a saída do líder Jay Park, que agora segue em carreira solo e virá ao Brasil para três apresentações em setembro.



10. BTS

Conhecido também como Bangtan Boys, o grupo de hip-hop vem se destacando cada vez mais no cenário da música pop coreana. Formado por sente integrantes, Jin, Suga, J-Hope, Rap Monster, Jimin, V e Jungkook, os meninos estrearam em 2013 e chegaram a ganhar o prêmio de "Artista Revelação" em diversas premiações da Coreia do Sul, como "Seoul Music Awards", "Golden Disk", "MelOn Music Awards". Em 31 de julho, o BTS volta ao Brasil para uma apresentação única em São Paulo, que deve incluir no repertório hits como "Danger", "We Are Bulletproof, Pt. 2", "Let Me Know", entre outros.



Veja letras, traduções e muito mais notícias no Vagalume!